Ao todo, projeto levará kits pedagógicos para 156 escolas estaduais.
Para melhorar o processo de letramento de mais de 6 mil estudantes, o Governo do Amapá lançou, nesta quinta-feira, 15, o programa ‘Alfabetiza +’, que entrega kits pedagógicos para 156 escolas. O lançamento aconteceu na Escola Estadual Reinaldo Damasceno, em Macapá, e foi recebido com empolgação pelos estudantes e profissionais.
O programa alcança as escolas estaduais com turmas do 1° e 2° ano do ensino fundamental, em um investimento que ultrapassa R$ 1 milhão. Os kits pedagógicos incluem quebra-cabeças, resmas de papel e lápis de cor, e visam garantir aos professores melhores ferramentas para a elaboração das aulas.
“Nosso objetivo é expandir o projeto para todos os cinco anos iniciais do ensino fundamental. Esse é um grande reforço para a alfabetização e para a educação da rede toda, pois quando reforçamos a base, os resultados são sentidos lá na frente”, explicou a secretária de Estado da Educação, Sandra Casimiro.
Para receber a novidade, os estudantes da rede estadual apresentaram músicas, recitaram poemas e apresentaram uma peça, todas celebrando a importância da alfabetização.
“Estes materiais vão continuar na escola independente da mudança no quadro de funcionários. Então, sempre que um professor quiser fazer uma aula especial, ele vai poder acessar esses recursos. É um motivo de comemoração para todos nós”, contou a diretora da Escola Reinaldo Damasceno, Elizangela Matos.
Valorização profissional
O projeto oferta estrutura pedagógica para escolas dos 16 municípios, garantindo aos professores melhores condições de ensino e aumento nos índices educacionais.
“O processo de alfabetização é um dos mais complexos e importantes na nossa educação. Ele envolve lidar com crianças muito pequenas, e isso é sempre um desafio. Então agradecemos por esse reforço, que com certeza será bem utilizado pelos meus colegas”, afirmou o professor da Escola Reinaldo Damasceno, Wagner Ribeiro, de 48 anos.