‘Quero ver esse espaço brilhando de novo’, diz ex-aluno sobre Centro de Artes Visuais Cândido Portinari 

Governo do Amapá finaliza obra para entregar, em 20 de agosto, o espaço completamente revitalizado e moderno à comunidade.

O Governo do Amapá está nos últimos preparativos para devolver à comunidade amapaense, em 20 de agosto, o novo Centro de Educação Profissional em Artes Visuais Cândido Portinari, localizado no centro de Macapá. O espaço é referência em formação de alunos e professores, com um legado gigantesco para a educação e arte amapaense.

O artista amapaense Will Cruz, de 29 anos, foi um dos alunos que passou pelo Cândido Portinari. A história dele com o centro iniciou ainda muito criança, quando ele passava em frente ao local. Aos 14 anos, ainda no ensino fundamental, o jovem realizou o sonho de estudar no local em 2008, participando de oficina de caricatura. Depois, foi para o curso de desenho.

“Sempre que passava e via algum movimento dizia para a minha mãe ‘quero estudar aqui’. Carrego com muito orgulho meu certificado de ilustrador pelo Cândido Portinari. Essa base me ajudou na minha formação superior que é em artes visuais pela Unifap. Lembro da última exposição pedagógica que tivemos aqui, quero isso de novo. Quero ver esse espaço brilhando novamente, sinto saudades de todas as atividades artísticas que tinha aqui. Quero voltar um dia como professor”, recorda Will.

O projeto arquitetônico de adequações, obras do educandário e intervenções, que serão entregues pelo Governo do Estado, foi elaborado por técnicos da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf), com intervenções no local levando em consideração linhas arquitetônicas da instituição histórica do Amapá.

Desde janeiro de 2023, os serviços foram intensificados, com investimento total de R$ 5.131.767,08 milhões, por meio de recursos próprios do Tesouro Estadual.

Centro Cândido Portinari

A escola de artes foi idealizada em 1963 pelo artista plástico R. Peixe, mas a sua regularização ocorreu apenas em 1973, por meio de decreto do governador do Território Federal do Amapá, comandante Lisboa Freire. 

Desde então, o local já teve o nome de Escola de Artes Pablo Picasso e Escola de Artes Cândido Portinari, passando a receber o nome atual em fevereiro de 2008, por meio da Lei Estadual n.º 1189/2008.

Ao longo desses mais de 50 anos, o Centro de Educação Profissional em Artes Visuais Cândido Portinari já formou centenas de artistas, de renome nacional e internacional, dentre eles: Espírito Santo, Manoel Costa, Siqueira, Albenor Amanajás, Olivar Cunha, Judith Lima, Ernandes Melo, Tom DC, Estevão da Silva, Antônio Homobono, Josafá, Arlete Caldas, Ralfe Braga, Carla Marinho e Jair Penafort.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × 5 =