Iniciativa busca reduzir os efeitos socioeconômicos da paralisação da indústria de celulose na região. Acolhimento é realizado desde 2023.
Neste sábado, 3, o Governo do Amapá realizou a entrega de 1,3 mil kits de alimentos para famílias em situação de vulnerabilidade no município de Laranjal do Jari, na Região Sul do estado. A iniciativa integra o programa “Amapá Sem Fome”, que tem como objetivo combater a insegurança alimentar no Amapá, como proposto no Plano de Governo.
A ação contempla os trabalhadores da empresa Jari Celulose e 20 prestadoras de serviços que estão há quase dois anos sem receber salários por conta da paralisação das atividades, acarretando em problemas socioeconômicos na região. Esta é mais uma frente de atendimento do Governo do Estado, que acompanha a situação desde abril de 2023.
“Esta é a sexta entrega que nós fazemos aqui, e não é favor para ninguém, a gente sabe que não era para estar nessa condição, mas nós estamos aqui presentes nesta situação emergencial garantido comida na mesa na família desses trabalhadores. O que a gente quer mesmo é fazer a fábrica funcionar de novo, para garantir o emprego, a dignidade de cada um. Estamos trabalhando todos os dias para cumprir esse objetivo”, destacou o governador Clécio Luís.
A presidente da Assembleia Legislativa do Amapá (Alap), Alliny Serrão, reforça que a ação faz parte de um trabalho contínuo na região que envolve o acompanhamento da situação dos trabalhadores e acolhimento, com apoio da Defesa Civil do Amapá, do município e da Bancada Federal no Congresso Nacional.
“Essa paralisação tem afetado diretamente a vida de homens e mulheres aqui da nossa região e nós sabemos que na qualidade de poder público e na sensibilidade do governador Clécio Luís em promover este pequeno gesto, mas que tem uma grande simbologia, de reconhecer a importância do trabalho de vocês. Estamos juntos nesta missão para trazer o retorno da geração de celulose no Jari”, completou a deputada.
O representante dos trabalhadores da empresa Jari Celulose, Mauro Pereira, agradece o apoio coletivo coordenado pelo Governo do Estado e reforça que a luta dos trabalhadores tem sido incansável.
“Tem vezes que a gente para pensar, se não fosse essa bancada que nos representa aqui e o Estado, o que seria de nós, pai de família? Cada um que recebeu seu kit, vai feliz para sua casa, porque tem a certeza de que está levando a alimentação da sua família. Então isso é um compromisso que o Governo tem com cada morador do Vale do Jari”, comentou Pereira.
As cestas contêm itens alimentícios, como leite, arroz, feijão e café, que podem suprir a necessidade das famílias por até 45 dias. A ação foi coordenada pela Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas).