Governo do Amapá oferece emissão emergencial de carteira de identidade até sexta-feira, 5

A solicitação deve ser feita na sede da Polícia Científica, na Zona Norte de Macapá.

Serão emitidos a primeira e segunda via do documento apenas em casos de urgência

O Governo do Amapá oferecerá a emissão emergencial de carteira de identidade até sexta-feira, 5 de julho, na sede da Polícia Científica, na Zona Norte, das 8h às 13h. Também é possível agendar de forma on-line, através do portal de serviços AP Digital.

CONFIRA O LINK

Serão emitidas a primeira e segunda via do documento apenas em casos de viagem, motivos de doença, concursos públicos, matrículas, entre outras situações que necessitem de comprovação de emergência, sendo necessário trazer a documentação que comprove, adequadamente, a solicitação.

Devido a transição para o sistema operacional da nova Carteira de Identidade Nacional, as 14 unidades do Sistema Integrado de Atendimento ao Cidadão (Super Fácil) suspenderam a realização do serviço até o dia 12 de julho.

“É importante esclarecer à população que não há motivo para correria. O Governo do Amapá se planejou para fazer a transição para o novo RG de forma organizada e gradativa, para melhor assistir e atender os cidadãos”, destacou a diretora-geral do Super Fácil, Renata Apóstolo.

Critérios para emissão emergencial

Nos casos considerados de urgência para obtenção da carteira de identidade, deve ser apresentada a documentação comprobatória adequada, como atestados médicos, cartas de convocação, boletins de ocorrência, entre outros.

Já em casos de saúde e viagem, onde o requerente necessite de um acompanhante, este também será considerado urgência. Ressalta-se que a quantidade de senhas emitidas será de acordo com a capacidade de atendimento da Polícia Científica.

  1. Saúde:
  • Necessidade de internação hospitalar;
  • Necessidade de realização de cirurgia ou procedimentos médicos emergenciais;
  • Necessidade de aquisição de medicamentos de uso contínuo ou controlado.
  1. Viagem:
  • Viagem emergencial para tratamento médico;
  • Viagem a trabalho, missão oficial urgente ou eventos esportivos;
  • Viagem de emergência devido ao falecimento de parente próximo (pais, filhos, irmãos, cônjuge).
  1. Trabalho:
  • Participação em processos seletivos ou concursos públicos;
  • Admissão em novo emprego que exija apresentação imediata da carteira de identidade;
  • Participação em treinamentos ou cursos profissionais urgentes.
  1. Segurança:
  • Necessidade de emissão de RG devido a roubo, furto ou perda da documentação anterior;
  • Situações de ameaça à integridade física ou necessidade de proteção judicial.
  1. Educação:
  • Matrícula em instituições de ensino;
  • Participação em provas (Enem, Encceja, outros) ou exames acadêmicos.

          Outros:

  • Solicitação de benefícios perante órgãos públicos (apresentar documento do órgão);
  • Abertura de conta (apresentar documento do banco);
  • Requerimento do passaporte (apresentar o agendamento do passaporte);
  • Erro de emissão ou de digitação da RG atual, desde que tenha 90 dias da entrega.

Fique atento às datas

  • 26/06 a 05/07: emissão emergencial do atual modelo de RG na Polícia Científica;
  • 26/06 a 12/07: paralisação temporária da emissão do RG.

Documentação Necessária

  • Certidão de nascimento ou casamento;
  • Três fotos 3×4 atualizadas (fundo branco);
  • No caso de viúvo (a) a certidão de casamento deve ser averbada;
  • Comprovante de endereço;
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Em caso de 2ª via: taxa de R$ 59,68 (emitida no guichê de atendimento da Sefaz);
  • Fotos dos documentos e cópias sem original não serão feitas na sede.

Serviço

A Polícia Científica do Amapá está localizada na BR 156, KM 2, no bairro São Lázaro, na Zona Norte de Macapá. O atendimento ao público é das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dez + três =