Leonice Moraes trabalha na unidade de ensino que foi totalmente reformada pelo Governo do Amapá.
Professora Leonice Moraes comemora com estudantes o novo espaço dedicado às artes
O Governo do Estado fez a entrega da Escola Estadual Antônio João totalmente reformada, e que agora conta com o espaço da nova sala de artes, repleto de criatividade, decorada com aquarelas, pinturas abstratas, desenhos rupestres, máscaras e quadros. O novo ambiente representa um sonho realizado para a professora Leonice Moraes, de 47 anos, que dedicou 17 anos da carreira aguardando por este momento.
A transformação da escola, incluindo salas climatizadas e laboratórios modernos, veio após anos de manifestações e pedidos por melhorias.
A professora Leonice acredita que o ambiente organizado e equipado incentivará os alunos a explorar sua criatividade e o desenvolvimento de habilidades emocionais e culturais. Ela relembra as dificuldades enfrentadas antes da revitalização.
“As salas de aula antigas não eram adaptadas para a prática da arte. Estavam quentes e inadequadas, o que afetava o rendimento dos alunos. Nós fizemos apitaços e chamamos os pais para reuniões, durante todos esses anos passados. Agora, finalmente, temos um espaço adequado, graças à gestão atual e ao projeto visionário da professora Edna e da Secretária Sandra,” contou emocionada.
Um vídeo emocionante, divulgado pela professora, nas redes sociais, mostra a docente visivelmente comovida ao falar sobre a nova sala de aprendizagem, recentemente reformada e entregue para a comunidade escolar.
Desde a inauguração da nova sala, o impacto nos alunos tem sido visível. A professora compartilha, com orgulho, como os alunos se recusam a deixar a sala de artes, de tão envolvidos que ficam nas atividades. Além disso, a revitalização tem atraído novas famílias interessadas na metodologia inovadora da instituição.
A professora também destacou o desempenho e o apoio consistente da Secretária Sandra Casimiro e do Governo do Estado, na transformação da Escola Antônio João para essa nova realidade.
“A sensibilidade e coerência da Secretária Sandra, em entender nossas necessidades, foram fundamentais nesse processo. Sem ela, essa mudança não teria sido possível”, elogiou Leonice
Para a professora, a arte na educação vai além do desenvolvimento técnico. Ela contribui aos estudantes em vários aspectos. Um projeto de identidade cultural, conduzido por ela, levou os alunos a explorarem a história do Amapá, resultando em um documentário premiado nacionalmente.
“A arte desenvolve criatividade, senso crítico e ajuda os alunos a lidar com suas emoções. Ela amplia o conhecimento cultural e reforça a identidade dos alunos,” pontua.
Investimentos
A Escola Estadual Antônio João, agora equipada com novas metodologias e infraestrutura de ponta, é um símbolo de transformação e esperança. Com um investimento de mais de R$ 1 milhão, a revitalização incluiu a quadra poliesportiva, refeitório, biblioteca e auditório, beneficiando mais de 500 alunos e 120 profissionais.
Em menos de 1 ano e 5 meses de gestão, esta é a oitava escola inaugurada pelo Governo, sinalizando um novo capítulo na educação do Amapá.
A história da professora Leonice Moraes é um testemunho inspirador de dedicação, paixão e transformação. Sua emoção ao ver a nova sala de artes reflete a alegria de alguém que, finalmente, pode proporcionar aos seus alunos um espaço digno para a prática e a vivência da arte, reafirmando que, como ela mesma disse, “sonho que se sonha junto vira realidade”.