Equipamento conta com uma estrutura projetada para oferecer suporte e posicionamento adequado para paciente e médicos.
Depois de instalada, mesa irá possibilitar aumento de cirurgias ortopédicas no HE
Para ampliar a realização de procedimentos cirúrgicos no Hospital de Emergência (HE), em Macapá, o Governo do Amapá investiu em uma nova mesa cirúrgica utilizada para operações ortópedicas de grande porte como as cirurgias de fêmur, tíbia e fíbula que até então eram realizadas somente pelo Hospital das Clínicas Alberto Lima (Hcal). O equipamento foi adquirido com recursos no valor de R$ 170 mil, do Tesouro Estadual.
Em fase de instalação, a mesa tracionada é considerada um dos equipamentos centrais para o sucesso de intervenções de alta complexidade. Nas próximas etapas, a equipe médica vai realizar testes e treinamento para o uso adequado da ferramenta, que irá aumentar a eficácia nas cirurgias e o número de especialidades atendidas pelo HE.
“É um equipamento que amplia nossa capacidade de procedimentos e de especialidades, já que essas cirurgias consideradas de grande porte, como fêmur, tíbia, precisavam ser realizadas no centro cirúrgico do Hcal. Depois que a nova mesa for instalada e testada, esperamos diminuir essas transferências de pacientes, aumentando nossa resolutividade desses casos no hospital”, explicou o diretor do HE, Emanoel Martins.
Com alta estabilidade e a capacidade de ajustes precisos, o equipamento também permite que a equipe médica trabalhe com mais confiança, segurança e ergonomia, como reforça o cirurgião ortopédico e coordenador do Centro Cirúrgico do HE, Isnard Junior.
“Além dos benefícios técnicos, a utilização adequada da mesa cirúrgica contribui para a redução de lesões causadas por esforços repetitivos e posturas inadequadas na equipe cirúrgica, garantindo também o bem-estar dos profissionais de saúde envolvidos na cirurgia”, comenta Isnard.
Procedimentos cirúrgicos
No HE, são realizadas cerca de 500 cirurgias por mês, estimativa que representa o dobro do número alcançado há dois anos. Por dia, no Centro Cirúrgico, são cerca de 25 procedimentos, dos quais 12 são ortopédicos.
Com a construção de mais uma sala cirúrgica e a disponibilização de mais dois carrinhos de anestesia com materiais especializados, são realizadas até quatro cirurgias simultâneas, uma em cada sala.