Nos dias 04 a 08 de abril, a Polícia Civil do Estado do Amapá, por meio da Delegacia Especializada em Crimes Contra o Meio Ambiente (DEMA), participou da “Operação Ancestrais”, deflagrada pela Polícia Federal (PF), com o foco no combate de garimpos ilegais, localização e inutilização de maquinário utilizado para extrair ouro ilegalmente em áreas pertencentes aos municípios de Pedra Branca, Serra do Navio e Calçoene, além de garimpos identificados na unidade de conservação situado no Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque. Também participaram da operação o Grupo Tático Aéreo (GTA) e o Ibama.
Segundo o Delegado Wellington Ferraz, titular da DEMA, a Polícia Civil já vinha investigando e planejando uma ação para a área e agiu de forma conjunta com a Polícia Federal tendo êxito na operação.
“A DEMA encontra-se durante o ciclo de ações dos Protetores do Bioma e procurou alinhar ações que pretendia fazer em algumas das regiões também investigadas pela Polícia Federal para agir conjuntamente. As tratativas mantidas com a PF na área ambiental estão surtindo efeitos concretos no combate aos crimes ambientais praticados na região amazônica. A DEMA foi peça chave nas ações, que resultaram na identificação e localização de equipamentos usados nas áreas de garimpo”, explicou o Delegado.