Para fortalecer o trabalho do GTA, a aeronave também comporta o projeto de transporte de UTI aérea.
A aeronave tem capacidade para comportar 2 pilotos, 9 passageiros e 1,5 tonelada de carga
O Governo do Amapá reativou a aeronave Gavião 03, que faz parte da esquadrilha do Grupo Tático Aéreo (GTA). A iniciativa faz parte do Plano de Governo da gestão, que busca proporcionar ao agente da segurança pública estrutura para um bom desempenho nas atividades.
Do tipo C208 Caravan, a aeronave tem capacidade para comportar 2 pilotos, 9 passageiros e 1,5 tonelada de carga. O veículo ainda tem espaço para comportar o projeto de transporte de uma UTI aérea, em fase de planejamento.
“Ela será utilizada principalmente nas áreas indígenas e localidades mais distantes. É uma aeronave que possui capacidade de pouso em áreas não preparadas, e tem autorização necessária para transporte”, ressaltou o piloto do GTA, Camecran Silva.
A aeronave foi apreendida em 2021 na operação “Narcos Gold”, da Polícia Federal. Ela ficou parada em 2022, até que o Estado conseguiu na Justiça, autorização para uso. O modelo passou por manutenção, com investimento de R$ 1,5 milhão do Governo do Estado.
Além da Gavião 03, o Grupo Tático Aéreo, criado em 2006, tem na frota o helicóptero Gavião Uno, ou Gavião 01; uma aeronave de asa fixa, que foi batizada com o nome Gavião 02; e um caminhão tanque, que comporta até 4 mil litros de combustível.
“Nosso caravan, durante a pandemia, voou 100 horas fazendo transporte de salvamento, transporte de vacinas e ajudando no transporte de tropas em operações policiais aqui no Amapá. Agora retorna para ajudar no combate ao crime e, principalmente, em ações em localidades mais distantes, além de toda a inspeção que precisa dentro do estado”, concluiu o coordenador do GTA, tenente – coronel Eder Prado.
GTA
Nos primeiros três meses de 2024, o GTA realizou mais de 130 operações, sendo 50 de salvamento, a principal atividade de janeiro a março.
Foram 23 operações aéreas policiais, 46 operações terrestres e 16 transportes de pessoas e equipamentos. Cerca de cinco pessoas foram presas pelas equipes, no período.
O GTA é integrado ao sistema operacional de ação imediata da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e tem como principal objetivo realizar operações de segurança e atendimentos de resgate.