Ambiente fica na Casa do Trabalhador, em Macapá, e conta com locais para amamentação, doação de leite e troca de fraldas.
A inauguração da Sala de Amamentação ocorre nesta quinta-feira, 14
O Governo do Amapá inaugura nesta quinta-feira, 14, a Sala da Trabalhadora Amapanse que Amamenta, na Casa do Trabalhador, no Centro de Macapá. O espaço foi idealizado para garantir acolhimento e conforto às mulheres que precisam amamentar seus bebês, trocar as fraldas da criança ou desejam extrair e doar leite.
O ambiente foi equipado com poltronas, freezer para armazenamento de leite, frascos, material de higiene e fraldário. A sala pode ser utilizada por servidoras e usuárias da Casa do Trabalhador e também por mulheres que trabalham próximo ao local. No espaço, também funcionará um posto de coleta de leite e de frascos para doação.
A Casa do Trabalhador é vinculada à Secretaria de Estado de Trabalho e Empreendedorismo (Sete) e oferece qualificações para pessoas que já atuam no mercado de trabalho ou que estão em busca de um emprego.
O secretário do Trabalho e Empreendedorismo, Ezequias Costa, explica que a Sala de Amamentação é importante não apenas para atender às necessidades das mães que retornam ao trabalho após a licença-maternidade, mas também para promover uma cultura de apoio à amamentação e garantir o bem-estar das colaboradoras, promovendo a saúde materna e infantil. Dessa forma, as mães têm um ambiente adequado para amamentar ou extrair leite durante o expediente, contribuindo para a saúde e nutrição do bebê.
“Preparamos este espaço com o objetivo de proporcionar mais qualidade de vida para as mamães trabalhadoras e também de incentivo ao aleitamento materno e doação de leite”, informou Costa.
Durante a inauguração da sala, haverá coleta de leite e orientações sobre doação do alimento ao Banco de Leite Humano da Maternidade Mãe Luzia. Todas essas iniciativas buscam incentivar o aleitamento materno e a doação de leite, um gesto de solidariedade que ajuda a salvar muitos bebês.