Foram entregues abafadores de fogo e bomba costal. Também chegaram ao estado mais militares da cooperação, totalizando 37 agentes de segurança.
Novos agentes de segurança da Força Nacional chegaram ao estado
O Governo do Estado recebeu nesta segunda-feira, 4, um micro-ônibus e cinco picapes da Força Nacional que atuarão para auxiliar nas ações humanitárias e no combate aos eventos climáticos que atingem o Amapá, como incêndios e estiagem. O envio atende à solicitação do governador, Clécio Luís, ao Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Os veículos permitem acesso a locais de difícil acesso na floresta. Também foram entregues abafadores de fogo e bomba costal, que funciona como extintor nas operações de combate direto ao fogo, resfriando a área.
Também chegaram ao estado mais militares da cooperação, que se unem à equipe que já atua na ação humanitária, totalizando 37 homens da Força Nacional neste trabalho. Eles dão auxílio no combate a incêndios em regiões florestais e no enfrentamento às pragas que afetam plantações de mandioca nas comunidades indígenas de Oiapoque.
O reforço também irá intensificar os trabalhos da Operação Amapá Verde, implementada pelo Governo do Estado em agosto com o objetivo de enfrentar os incêndios florestais nos municípios mais afetados pela seca.
“Os equipamentos e os militares chegam para dar mais reforço no combate às queimadas e a estiagem que atinge todo o Amapá. Eles serão distribuídos por meio das bases da Operação Amapá Verde em todo o estado e, dependendo da necessidade, podem ficar por cerca de 15 a 30 dias”, afirmou o comandante geral do Corpo de Bombeiros e coordenador Estadual da Defesa Civil, coronel Alexandre Veríssimo.
Situação de emergência
Em 24 de novembro, o Governo Federal declarou estado de emergência no Amapá devido à intensa estiagem, sendo fundamental para desbloquear mais de R$ 10 milhões da União destinados a ações humanitárias e ao envio de apoio da Força Nacional.
Essa não é a primeira vez que o Governo Federal intensifica seus esforços contra as queimadas no estado. Durante este mês de novembro, a operação Cabo Orange mobilizou brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e do Corpo de Bombeiros do Amapá para combater focos no Parque Nacional do Cabo Orange. Com o suporte da Força Aérea Brasileira (FAB), essa iniciativa continuará na região até o início de dezembro.