Solenidade aconteceu nesta sexta-feira, 24, no Comando Geral da PM, e reuniu gestores do Estado, familiares e amigos dos militares.
O Curso de Formação de Sargentos (CFS) iniciou no dia 13 de junho de 2023 e finalizou no dia 17 de novembro
Como parte da política de incentivo e investimento na capacitação e especialização dos agentes de segurança pública do estado, o Governo do Amapá reforça a valorização profissional com a formação de 269 novos sargentos da Polícia Militar, que aconteceu nesta sexta-feira, 24, no Comando Geral da PM.
A cerimônia de conclusão do Curso de Formação foi conduzida pelo governador em exercício, Antônio Teles Júnior. Em pronunciamento, o gestor reforçou que a Segurança Pública é uma das principais prioridades do governo amapaense.
“Quero aqui reiterar o compromisso do Governo do Estado com o fortalecimento da Polícia Militar, que se reflete em elementos como esse, onde quase 10% do efetivo está tendo a oportunidade da ascensão funcional. Além disso, ainda haverá esse ano um incremento de 20% do efetivo de militares, com o chamamento da maior turma da história, 600 soldados”, disse Teles Junior.
De Brasília, o governador Clécio Luís fez questão de participar da formatura dos policiais enaltecendo o esforço de cada militar durante o curso, o apoio dos familiares e o compromisso do Executivo Estadual em investir cada vez mais na defesa do cidadão.
“Esse momento é a realização de um sonho para vocês [formandos], onde todos ganham, principalmente a sociedade, com homens e mulheres nas ruas, liderando pelo exemplo. Estou, nesse momento, aqui em Brasília captando mais recursos para investir também na defesa social. Reafirmo o compromisso da nossa gestão em valorizar a Polícia Militar e a Segurança Pública como um todo, com reforço e modernização em infraestrutura, equipamentos e nos profissionais”, enfatizou o governador do Amapá.
O comandante da Polícia Militar, coronel Adilton Corrêa, lembrou da doação de cada militar para concluir com êxito o curso e o apoio fundamental da família durante todo o processo.
“Quero expressar minha profunda gratidão em nome da instituição às famílias, que, com apoio incondicional, tornaram possível esse momento. O suporte familiar é essencial para o sucesso de cada integrante dessa corporação. Não podemos deixar de reconhecer o compromisso do Governo do Estado que honrou e fortaleceu nossos recursos, possibilitando avanços significativos na estrutura da PM, para desempenharmos o nosso papel fundamental na sociedade amapaense: servir e proteger”, frisou o comandante.
O secretário de Segurança Pública, José Neto, agradeceu aos militares o empenho de proteger a sociedade com os trabalhos executados nas operações, como na Hórus e Paz, mesmo que, simultaneamente estivessem também se dedicando ao curso, o que mostrou o comprometimento dos servidores, com a população do Amapá.
“Aproveito a oportunidade para agradecer aos senhores e as senhoras, que são um instrumento extremamente importante, para a efetividade da nossa segurança pública, pois, ainda que durante o curso de formação, foram essenciais atuando de uma forma incisiva no combate à criminalidade em nossas operações”, relembrou José Neto.
Participaram ainda da cerimônia autoridades do Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap), Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Polícia Federal (PF) e Gabinete de Segurança Institucional (GSI).
O encerramento da formatura aconteceu com o desfile da tropa da Polícia Militar formada pelos pelotões do Estado Maior, Guarda Bandeira, pelos 1º, 2º, 6º, 8º Batalhões e finalizou com a tropa dos novos sargentos.
O curso
O Curso de Formação de Sargentos iniciou no dia 13 de junho de 2023 e finalizou no dia 17 de novembro, totalizando uma carga horária de 1.054 horas-aula.
Dentre as principais disciplinas ministradas durante a capacitação estavam: Ética e Cidadania, Chefia e Liderança, Logística, Atendimento Pré-Hospitalar, Técnicas de Abordagem, Polícia Comunitária e Legislação Organizacional.
A formação é uma exigência da carreira militar e possibilita a ascensão funcional dos servidores, que agora estão capacitados para desempenhar as atribuições profissionais nas unidades policiais do Amapá.