O Governo do Amapá está atuando na assistência às famílias atingidas pelo incêndio em Vitória do Jari, no extremo Sul do estado, ocorrido na noite desta quarta-feira (30). Deste que tomou conhecimento do ocorrido, o governador Clécio Luís mobilizou, ainda de madrugada, o Comitê de Respostas Rápidas do governo para atender de forma imediata as vítimas do incidente.
“Me solidarizo com as famílias de Vitória do Jari. Lamentamos o ocorrido, oito casas foram destruídas, além de todo o seu entorno e nós estamos entrando com socorro humanitário e imediato. Acionei o Comitê de Respostas Rápidas e já providenciamos o auxílio às famílias com assistência social humanizada, de acolhimento, e depois vamos trabalhar para garantir novas moradia aos atingidos”, reforçou.
O governador, que comandou a ajuda humanitária e também está indo pessoalmente a Vitória do Jari, prestar solidariedade às famílias, informou que entrou em contato com o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, para que possa ajudar na reconstrução das casas e garantir outros benefícios às vítimas.
A Secretaria Estadual de Assistência Social mobilizou equipes para atender de imediato às vítimas com kits de alimentos, higiene e colchões. Os atingidos também serão cadastrados no programa Renda para Viver Melhor, do Governo do Estado, que garante renda mínima a famílias que se encontrem em situação de vulnerabilidade social.
A secretária de Assistência Social, Aline Gurgel, informou que a Defesa Civil está no local fazendo o levantamento da situação para que o governo possa estabelecer outras ações.
“Várias equipes do governo estão na área do incêndio fazendo levantamento dos danos. Todos estão empenhados nessa situação para atender as necessidades das vítimas”, disse a secretária.
De acordo com a Defesa Civil, o incêndio atingiu oito casas, com perda total, na Passarela José Semião de Souza, área de pontes de madeira, em Vitória do Jari. Equipes do Corpo de Bombeiros conseguiram conter o sinistro em torno de duas horas e meia após o incidente. Ao todo, 22 pessoas estão desabrigadas. As causas do ocorrido ainda estão sendo investigadas.
Em decorrência do incêndio, cinco pessoas foram atendidas na Unidade Mista de Saúde do município, quatro por inalação de fumaça e uma com um corte no braço. Todas já foram liberadas.
Assistência imediata
- Kit de alimentos – 24
- Kit dormitório – 50
- Kit higiene – 50
- 20 colchões
- Equipe do Acolher Amapá
- Renda para Viver Melhor – auxiliar as famílias por 90 dias com o programa.
Ações
A Superintendência de Vigilância em Saúde do Amapá (SVS),assim que foi informada do incêndio, enviou uma equipe do Centro de Informações Estratégicas (CIEVS) para acompanhar a situação no local.
Na manhã desta quinta-feira, 31, a equipe acionou o Vigi Desastres, programa do Ministério da Saúde responsável por ações de saúde pública, que deverá repassar novas orientações sobre quais as condutas a serem tomadas.
“Estamos fazendo um levantamento de informações sobre a situação da área atingida para o Ministério Saúde, após isso a SVS irá fazer uma comunicação de risco oficial para a tomada de decisões públicas”, disse a superintendente em exercício da SVS, Claudia Monteiro.