O Governo do Amapá iniciou mais uma frente de serviços para entrega de obras de infraestrutura na Região Metropolitana de Macapá. Nos 7 km de extensão da Rodovia Norte-Sul, os trabalhos se concentram na sinalização horizontal e vertical, na construção das ciclofaixas, na iluminação e na urbanização do perímetro.
Já no Viaduto da Duca Serra, os serviços são de construção das barreiras de segurança, conhecidas pelo nome de New Jersey, para as rampas de acesso da estrutura. A Secretaria de Estado de Transportes (Setrap) é responsável por executar as ações e já concluiu a etapa de iluminação do elevado.
O secretário de Transportes, Valdinei Amanajás, destacou que os serviços são executados dentro do prazo e seguindo todo o cronograma para serem entregues à população ainda no segundo semestre de 2023. Os investimentos são de R$130 milhões
“O viaduto e a Norte-Sul são consideradas as maiores obras de mobilidade urbana do Amapá e irão proporcionar um trânsito mais ágil e seguro. As etapas de iluminação e sinalização já mostram que falta muito pouco para que tudo seja finalizado e entregue para a população”, frisou o gestor.
O projeto de reestruturação da rodovia Norte-Sul prevê a urbanização de sete quilômetros de extensão, com iluminação, ciclovia, passeio público e pista de cooper.
Viaduto da Duca Serra
O viaduto da Duca Serra foi erguido pelo Governo do Estado em menos de um ano. Quando finalizada, a nova estrutura será responsável por fazer a integração entre as rodovias Norte-Sul e Duca Serra e região metropolitana, interligando os municípios de Macapá, Santana e Mazagão.
O elevando possui 6 metros de altura, 18 metros de largura e 100 metros de comprimento, além de quatro pistas de rolamento. A expectativa é abrigar o fluxo de mais de 100 mil veículos entre as rodovias Duca Serra e Norte-Sul, que transitarão livremente por essas regiões.
Entenda como vai funcionar o viaduto:
- Quem segue no fluxo Macapá-Santana ou o contrário deve adentrar no viaduto;
- Quem segue no sentido Macapá-Santana e deseja acessar a Rodovia Norte Sul, não adentra ao viaduto, segue a pista à direita;
- Quem segue no sentido Santana-Macapá e deseja acessar a Rodovia Norte Sul, também não adentra ao viaduto, segue a pista à direita e faz a rotatória sob a estrutura do viaduto, até acessar;
- Quem está na Rodovia Norte-Sul e deseja seguir no sentido Santana Macapá, faz a rotatória sob o viaduto e acessa a faixa direita da rodovia.
Mais mobilidade
O projeto de duplicação da Duca Serra faz parte do plano estadual de mobilidade urbana, estão sendo duplicados 17 quilômetros da rodovia, com 12 retornos, 6 rotatórias, 6 passarelas de pedestre, ciclovia, acostamento, barreiras de segurança e sinalização horizontal e vertical.