Agora, meus filhos vão estudar em um prédio de alvenaria’, diz trabalhador que ajuda a erguer nova escola estadual, em Oiapoque. Gerson de Sousa é um dos 40 trabalhadores envolvidos nas obras, que geram mais educação, estrutura e renda na comunidade de Vila Velha do Cassiporé.

O servente de obras Gerson de Sousa é um dos 40 trabalhadores que ajudam a erguer o novo prédio da Escola Quilombola Estadual Vila Velha. O Governo do Amapá finaliza os trabalhos de reconstrução da estrutura. Quando concluído, o prédio vai garantir mais conforto e segurança aos 70 alunos da instituição, que fica na comunidade de Vila Velha do Cassiporé, no município de Oiapoque.

Para incentivar a geração de renda na comunidade, o Governo do Estado priorizou a contratação de pessoas da região, como é o caso de Gerson, que vive há 30 anos no local e é pai de 10 filhos. Ele conta com orgulho que ajudou a erguer o novo espaço.

“Meus filhos estudaram nessa escola quando era em madeira, agora, vão estudar nela em alvenaria. Trabalho aqui desde quando começaram os serviços. É um sonho virando realidade na nossa comunidade!”, comemora Sousa.

Reconstrução

As intervenções começaram em março de 2022. Até então, o prédio era de madeira e apresentava desgaste causados pelo tempo. A Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinf) demoliu a estrutura de madeira e ergueu uma nova edificação de alvenaria na área de 1.540 m². O investimento é de R$ 1,6 milhão.

Além de ser totalmente climatizada, a escola, agora, conta com telhas térmicas acústicas, que minimizam gastos com energia e ajudam no controle de emissões sonoras, promovendo condições mais agradáveis para alunos e servidores.

A nova estrutura possui compartimentos como blocos de salas de aula, refeitório, corredores, salas administrativas, biblioteca, direção, secretaria, sala de professores, banheiros, áreas internas e cozinha. Há, ainda, um alojamento para professores e demais servidores.

Pensando em garantir mais acessibilidade, a Seinf instalou na nova escola pisos táteis direcionais, rampas de acesso, corrimão e passarelas cobertas interligando os blocos. A obra foi executada de acordo com as normas técnicas e os projetos básicos arquitetônicos pela Seinf.

“Foi uma obra desafiadora por conta da dificuldade de acesso à região, agravada pelas fortes chuvas do inverno amazônico. Mesmo assim, o Governo do Estado garantiu todo o material da obra até o canteiro de trabalhos na comunidade de Vila Velha do Cassiporé”, destacou o secretário de Infraestrutura, David Covre.

A escola ainda vai receber novas redes hidráulica, de esgoto e de eletricidade. Também haverá pintura, iluminação em LED, janelas em vidros incolor, cobertura, paisagismo com grama natural, entre outras melhorias.

Vila Velha do Cassiporé

A região, localizada às margens do rio Cassiporé, é um distrito do município de Oiapoque e fica distante, aproximadamente, 170 km da sede do município.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 − dez =