Pedido de teste de DNA para reconhecimento de paternidade marca audiência de conciliação na 144ª Jornada Fluvial ao Bailique.

Entre as centenas de demandas atendidas pela 144ª Jornada Fluvial ao Bailique, coordenada pelo juiz Luciano Assis no Programa Justiça Itinerante, as unidades do Cejusc e Nupemec receberam, na segunda-feira (21), o barbeiro Anderson Miranda Amoras (21 anos), que solicitou teste de DNA para reconhecimento de paternidade de uma menina com apenas 2 anos e 8 meses. Anderson manteve, há três anos, um relacionamento com Adriana Amanajás (20 anos), que faleceu no último mês de julho em acidente de carro ocorrido em Macapá, deixando a filha sob os cuidados da avó Josieli Maciel Vilhena, de 40 anos.

A família fez teste de DNA com o suposto pai e deu negativo. Agora restei eu para fazer, mas antes da Adriana morrer, ela me falou que eu poderia ser o pai e fui conferir as datas da gravidez dela e batem com meus cálculos. Decidi procurar os serviços da Jornada Fluvial e pedir ajuda para resolver a questão”, relatou Anderson.

Nas Jornadas Fluviais o Tribunal de Justiça do Amapá disponibiliza kits para teste de exames de DNA e a equipe do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) recebe treinamento pela equipe médica do TJAP, para realizar as coletas. O trabalho é realizado com a parceria das Unidades de Saúde dos municípios e os testes são colhidos e enviados a um laboratório fora do estado – em média leva dois meses para saírem os resultados.

“Foi uma audiência diferente de todas que já fizemos. Na hora que estávamos fazendo o teste de DNA no posto de saúde, a criança pediu à avó para mamar. Eu perguntei a avó sobre a mamadeira e para surpresa de todos, ela disse que dava de mamar à menina no peito mesmo. Algo inexplicável, de Deus mesmo”, ressaltou Nilce Ferreira, servidora do TJAP.

“Estou muito feliz por saber que o Anderson fez o teste de DNA, pois ele tem um carinho muito grande pela minha neta. Agradeço muito a ele, por vir de Macapá ao Bailique só para fazer esse teste”, disse a avó emocionada.

– Macapá, 23 de agosto de 2023 –

Secretaria de Comunicação do TJAP

Texto: Ivaldo Sousa

Fotos: Sérgio Silva

Central de Atendimento ao Público do TJAP: (96) 3312.3800

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × 2 =