Com o objetivo de agilizar o diagnóstico e ampliar a capacidade de exames de imagem no estado, o Governo do Amapá iniciou a entega de 42 novos equipamentos para unidades de saúde de 11 municípios, de acordo com a necessidade hospitalar de cada uma. O investimento é de R$ 17 milhões.
De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa), após a entrega dos itens, os próximos passos são a instalação, a montagem e os testes de funcionamento. Entre os aparelhos, estão: raio-x fixo e móvel com braço articulado, arco cirúrgico, equipamento de sistema de radiologia computadorizada, aparelho de ecocardiografia, ultrassonografia com doppler, tomógrafo e equipamento de ressonância magnética.
Os exames de imagem são procedimentos essenciais para observar partes internas do organismo, ajudando a prevenir e identificar doenças para, assim, planejar tratamentos clínicos e cirúrgicos. Os equipamentos permitem um estudo do corpo humano de maneira não invasiva e indolor, como detalha a secretária de Saúde, Silvana Vedovelli.
“São equipamentos usados expressivamente pelas nossas unidades. Com mais aparelhos, teremos um sistema de diagnóstico mais ágil e eficaz para nossa população. É mais um passo que o Governo do Estado dá para o reforço na saúde pública do Amapá”, garante Silvana.
O Governo do Estado está trabalhando por Macapá, com o reforço de equipamentos para os quatro hospitais estaduais da capital, que concentram maior parte das demandas do estado. As unidades que recebem os itens são:
- Hospital de Emergências de Macapá (HE);
- Hospital de Clínicas Dr. Alberto Lima (Hcal);
- Hospital da Criança e do Adolescente (HCA);
- Hospital da Mulher Mãe Luzia (HMML);
- Hospital Estadual de Santana;
- Hospital Estadual de Laranjal do Jari;
- Hospital de Oiapoque;
- Unidade Mista de Saúde de Calçoene;
- Unidade Mista de Saúde de Serra do Navio;
- Unidade Mista de Saúde de Tartarugalzinho;
- Unidade Mista de Saúde de Mazagão.