Uma operação da Receita Federal no Amapá apreendeu cerca de R$ 2,1 milhões em mercadorias sem comprovação de entrada regular no país. A ação, que ocorreu na terça-feira (8) e foi divulgada nesta quinta-feira (10), foi realizada na área portuária do município de Santana, que fica na Região Metropolitana de Macapá.
Entre os equipamentos apreendidos estavam 10.660 aparelhos de Tv Box, que são usados para dar acesso, de forma ilegal, a conteúdos como filmes, série e canais de tevê por assinatura.
Segundo a Receita, os prejuízos anuais chegam a R$ 15 bilhões no país pelo uso desses equipamentos que não possuem autorização da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
Também foram encontradas 7 mil lanternas táticas, 5 mil tevês do tipo smart e 160 caixas de som. Ao todo, 315 volumes foram encontrados com os materiais ilegais.
A Receita informou que os equipamentos apreendidos serão transformados em microcomputadores a partir de um programa institucional e serão destinados, posteriormente, aos municípios do estado.
Ainda de acordo com a delegacia no estado, o programa “Receita Cidadã – Uma Transformação Social”, destina os materiais transformados para escolas públicas, por exemplo.
Os demais equipamentos como lanternas táticas, por exemplo, poderão ser destinados a forças de segurança pública do estado.