Junto com o mês de julho, chegou também o período de férias, e para quem tem filhos em idade escolar, esse é o momento de viajar e curtir o descanso em família. Para evitar preocupações, a Polícia Civil do Amapá traz orientações para curtir a folga com segurança.
A delegada Joseane Carvalho, titular da 6ª Delegacia de Polícia da Capital, reforça a necessidade de cuidados tanto individuais, quanto com a residência, pois neste período, além de os imóveis se tornarem alvo fácil para os criminosos, outras precauções são importantes para prevenir transtornos.
“É importante informar o itinerário da viagem a alguém de confiança. O ideal é que envie um roteiro completo, com identificação de voos e nome de hotéis, para algum parente ou amigo. Se algo acontecer, a pessoa poderá ter alguma noção do seu paradeiro”, explica.
A delegada enfatiza outra dica importante. “Faça cópias dos seus documentos. Se furtarem o passaporte ou a carteira de identidade, por exemplo, a pessoa vai ter um ‘trabalhão’ para voltar para casa e não vai poder mudar de país, se estava nos planos. Muito mais indicado é deixar os documentos no cofre do hotel e andar somente com cópias na carteira”, conclui Joseane.
Cuidados individuais
- Não ande em táxis clandestinos ou motoristas de aplicativo solicitados por terceiros;
- Não deixe sua bagagem de mão descuidada no vôo, separe os itens mais importantes e deixe perto o tempo todo;
- Caso viaje em grupo, combine um ponto de encontro para cada lugar visitado.
Segurança dos imóveis
- Proteja e reforce a porta da cozinha. Os arrombamentos são mais frequentes através dos acessos nos fundos da casa;
- Não guarde grandes valores em casa;
- Ao instalar alarmes sonoros ou luminosos, não esqueça de testá-los periodicamente;
- Mantenha luzes acesas durante a noite e combine com vizinhos de confiança para monitorar a casa;
- Não deixe as chaves da residência em um local inapropriado como debaixo do tapete, próximo à janela ou a um vaso de plantas;
- Em condomínios fechados ou edifícios, não deixe as chaves na portaria;
- E uma das principais dicas: não divulgue em redes sociais que vai sair a passeio.
A atenção deve ser redobrada para os pequenos detalhes. Para criminosos saberem se o imóvel está vazio, eles se atentam a algumas circunstâncias, desde uma lâmpada acesa durante o dia, até o toque da campainha, que o criminoso aciona para verificar se o imóvel está desocupado.
Não caia em golpes
Outro alerta vai para os cuidados com anúncios falsos para aluguéis de imóveis durante a temporada de férias. “A consequência pode ser desde uma casa não tão bonita ou bem localizada quanto nas fotos, ou até mesmo não existir casa alguma”, advertiu a delegada Joseane.
- Procure uma empresa especializada em vez de negociar diretamente com o proprietário;
- No contrato devem constar as datas de entrada e saída do inquilino, o valor, eventuais multas para os casos de atraso ou depredação, número de pessoas que vão ficar no imóvel e a forma de pagamento, que podem ser livremente ajustadas entre locador e locatário;
- Para não cair numa cilada, analise bem as condições do imóvel e tente fazer uma visita antes de alugá-lo;
- O contrato deve ser feito por escrito, listando todos bens que estão no imóvel, como, por exemplo, eletrodomésticos, sofás, camas;
- Na hora do pagamento, opte por formas mais seguras, como o depósito identificado, que ajuda a evitar eventuais problemas.