Somando quase 90% em obras já executadas, o local vai se tornar um ambiente agradável e novo ponto turístico para os amapaenses e turistas.
É diante do Rio Amazonas, em um dos cartões postais de Macapá, que o Governo do Estado ergue o novo Píer do Santa Inês. As obras foram retomadas em abril de 2023 para valorizar o turismo, incentivar o lazer e ampliar as oportunidades de renda na região.
A Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinf) é responsável pelos serviços, que acontecem por etapas e já alcançam 90% de conclusão em uma área de mais de 8 mil metros quadrados.
“Não vejo a hora de estar aqui e apreciar a brisa do Rio Amazonas. É uma obra emblemática e significativa, pelo tempo que tem. Será um espaço de contemplação e interação de quem estiver aqui com à natureza. Mais um ponto turístico, de Macapá e do Amapá”, destaca o governador Clécio Luís.
Até o momento, já foram realizados serviços como aplicação de piso; pintura; impermeabilização de estruturas da obra; elaboração de estruturas de alvenaria; plantio de grama esmeralda em rolo; e obras de acessibilidade.
Também houve retirada de lixo e estruturas comprometidas pelo tempo, limpeza geral do espaço, demolição de estruturas em alvenaria sem reaproveitamento.
O projeto urbanístico contempla, ainda, reforma na mureta lateral, com bancos em toda sua extensão do píer e intervenções no piso, com faixas de alto e baixo fluxo para pedestres e ciclistas.
Todo o trabalho conta com a participação de duas artistas locais que assinam a arte presente nos pergolados, bancos e muretas de segurança das escadas laterais que descem para o rio. Os investimentos são do Governo do Estado.
“Essa é uma obra inacabada há mais de uma década. Em breve, estará totalmente apta a funcionar como uma grande área de apreciação pública”, enfatiza o secretário da Seinf, David Covre.
Próximos passos
Estão em fase de execução o projeto de iluminação e de construção de um deck de área molhada, trabalhado em madeira de lei e mais resistente aos ambientes úmidos. O deck terá rampa e acessibilidade para os diversos públicos.
O píer vai contar com um chafariz projetado para fornecer água de forma decorativa, que vai servir como ambiente de descanso e contemplação.