Entidade atende pessoas com nanismo, paraplegia, vítimas de escalpelamento, entre outras deficiências congênitas ou adquiridas
O Governo do Amapá promoveu duas medidas importantes para o avanço da inclusão no estado. A primeira delas foi a entrega, na quarta-feira, 5, da sede da Associação dos Deficientes Físicos do Amapá (ADFAP), que foi totalmente revitalizada. Na ocasião, o governador, Clécio Luís, também assinou o decreto que cria a Comissão Especial para Inclusão e Integração da Pessoa com Deficiência.
A comissão vai fortalecer o diálogo entre os órgãos do Poder Executivo e Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Condeap) para implementação da Política Estadual de Defesa e Promoção voltada a este público. Já a nova sede contou com investimento na reforma de R$ 360 mil do Tesouro Estadual. Agora, o prédio passa a contar, com quatro salas, entre administrativa e de atendimentos; uma cozinha; uma recepção; três banheiros, um deles adaptado; além de uma ampla área de lazer. O ambiente será utilizado para a promoção de atividades de integração social.
“Hoje, estamos devolvendo este espaço tão importante à população. Concluímos a obra e a colocamos em condições de voltar a cumprir o seu papel: ser um ponto de referência para o debate e a construção de políticas públicas. Somado a isto, a assinatura do decreto representa o compromisso da nossa gestão em tornarmos o Amapá, com seus 16 municípios, um estado mais inclusivo, seja na educação, no esporte, na assistência, em todas as frentes de trabalho”, reforçou o governador.
Com quase 30 anos de história, a entidade atende pessoas com nanismo, paraplegia, vítimas de escalpelamento, entre outras deficiências congênitas ou adquiridas. O trabalho também envolve atividades sociais, inclusivas e educativas sobre a garantia de direitos desse público.
A Secretaria de Estado de Assistência Social, que compõe o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Condeap), garantiu o mobiliário para o espaço.
“Este momento simboliza muito mais que a entrega de um prédio. Aqui é um espaço em que políticas públicas serão efetivadas, com a união de esforços da sociedade civil e do Estado. A garantia de direitos das pessoas com deficiência é uma prioridade para a nossa gestão”, pontuou Aline.
Inclusão
Criada em 1994, a ADFAP é uma organização da sociedade civil que busca fortalecer a rede de suporte e oportunidades para pessoas com deficiência física do Amapá. Atualmente, conta com mais de 400 associados em todo o estado.
O presidente da Associação dos Deficientes Físicos do Amapá, Joelson Rogério Silva, destacou a importância da reativação do prédio na promoção do respeito e defesa da dignidade da pessoa com deficiência física.
“Há mais de 15 anos, temos este espaço como sede e recebê-lo revitalizado é uma grande conquista. A partir de agora poderemos aprimorar o atendimento ao nosso público, visando a superação de barreiras diversas que restringem sua integração na sociedade, e fortalecendo a efetiva participação popular no desenvolvimento e execução de políticas públicas de inclusão social”, enfatiza Silva.
A solenidade contou ainda com a participação de secretários de Estado, representantes do Poder Legislativo, Defensoria Pública, Ministério Público, Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência e organizações da sociedade civil