Na manhã desta quarta-feira, 7, a Força-Tarefa de Segurança Pública do Amapá cumpriu mandados de busca e apreensão contra duas mulheres pelo crime de tráfico de drogas, no bairro Novo Horizonte, na Zona Norte de Macapá.
As investigações apontaram que uma das suspeitas aliciava outras pessoas para integrar um grupo criminoso oferecendo empréstimos de entorpecentes para novos integrantes que deveriam vender as drogas, e pagar com juros a negociação.
Durante ação, denominada Operação Default, com o apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público estadual (Gaeco/MP). na casa de uma das investigadas, foi identificada uma pessoa com mandado de prisão preventiva em aberto por violência doméstica, sendo imediatamente presa pelos agentes de segurança.
“A investigação identificou que o empréstimo era uma espécie de ‘apadrinhamento’. Após o ingresso, a investigada ofereceu para a outra o ‘empréstimo de drogas’, cuja venda deveria ser paga com juros. A Força-Tarefa verificou que a aliciada não conseguiu prestar contas com a sua parceira e fugiu”, informou o supervisor da ação, delegado Bruno Belo.
O delegado acrescenta que o levantamento feito pelas equipes também constatou que a mulher que atraiu a outra suspeita para o grupo criminoso começou a monitorar e a indagar as pessoas buscando por informações do paradeiro dela, na região em que morava, para cobrar a dívida.
As duas mulheres investigadas deve responder pelos crimes de tráfico de drogas e integrar grupo criminoso. Se forem condenadas podem cumprir uma pena de até 28 anos de reclusão, mais pagamento de multa.
A Força-Tarefa do Amapá é formada pela Secretária de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Polícia Militar, Polícia Civil, Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal.