Com campanha de porta em porta no conjunto Macapaba, Governo do Amapá garante aplicação de mais de mil doses de vacinas

Com vacinadores atendendo de porta em porta, o Governo do Estado garantiu a aplicação de 1.136 doses de vacinas contra a gripe e a Covid-19 aos moradores do maior conjunto habitacional do Amapá, o Macapaba, na Zona Norte da capital, neste sábado, 3, no primeiro dia de campanha de vacinação no bairro.

Foram aplicadas 824 doses de imunizante contra a gripe em adultos e crianças. Outras 312 pessoas receberam a vacina bivalente contra a Covid-19. A campanha segue neste domingo, 4, com equipes volantes indo até a casa dos moradores e profissionais de saúde atendendo em ponto fixo, na Escola Estadual Antônio Munhoz.

A ação é uma das estratégias do Governo do Amapá para combater o surto de síndromes respiratórias que atinge, sobretudo, crianças menores de seis anos.

A secretária de Estado de Saúde, Silvana Vedovelli, pontuou que o Amapá é o único estado do país a ultrapassar a meta de vacinação contra Influenza estabelecida pelo Ministério da Saúde. Ainda assim, o Estado segue intensificando as campanhas para alcançar o maior número possível de amapaenses.

“O Macapaba é uma verdadeira cidade e aproveitamos o final de semana, quando a maioria das pessoas não está trabalhando, para trazer a vacina até os moradores. É importante que as pessoas que ainda não receberam a proteção procurem o ponto fixo ou recebam as nossas equipes em suas casas. As vacinas salvam vidas e previnem doenças”, disse a secretária de Estado de Saúde, Silvana Vedovelli.

Graciléia Tavares, de 42 anos, aproveitou para atualizar a própria carteira de vacinação e a do filho, Manoel Cândido, de 2 anos, que só havia recebido vacinas ao sair da maternidade.

“Eu nunca me vacinei contra a gripe. Eu não sabia como e onde ter acesso, se não fosse essa ação do governo eu ia continuar assim. Eu nunca mais vou deixar meu filho sem a proteção da vacina, as enfermeiras já me orientaram e agora sei como receber atendimento”, disse Graciléia.

Nos dois dias, a campanha disponibiliza 4 mil doses de vacinas, sendo 3 mil contra a gripe e mil contra a Covid-19.

De porta em porta

A ação também chegou à casa do Antônio Pantoja, de 87 anos. Há pouco mais de um ano, o idoso sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC), perdeu parte dos movimentos e ficou impossibilitado de se locomover.

“Ele ia ficar sem se vacinar porque é muito difícil levá-lo a um posto de saúde, não temos condução, essa iniciativa nos garantiu atendimento”, conta Maria do Socorro Pantoja, filha do idoso.

Para as crianças, houve um incentivo a parte. A campanha conta com um Zé Gotinha Marabaixeiro e entrega de um certificado de coragem aos pequenos que recebem a vacina

O Artur Pietro Cordeiro, de 7 anos, foi um dos que mostrou coragem. Recebeu a vacina da influenza, fez pose pra foto e ainda incentivou outras crianças.

“Venham se vacinar, dói só um pouquinho, mas eu garanto que é bem menos do que o sofrimento de uma doença”, disse o menino, ciente da importância da imunização.

O imunizante contra Influenza está disponível para qualquer pessoa a partir de seis meses de idade nas Unidades Básicas de Saúde. Pode receber a vacina bivalente contra a Covid-19 quem tomou pelo menos duas doses das vacinas monovalentes, desde que a dose mais recente tenha sido aplicada há, pelo menos, quatro meses.

Surto de síndromes gripais

O Governo do Amapá declarou o surto de síndromes gripais no dia 13 de maio. Desde então, o Estado implementou diferentes medidas emergenciais para enfrentar as doenças causadas, principalmente, pelo Vírus Sincicial Respiratório (VSR), que pode gerar complicações em crianças pequenas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × 5 =