Materiais de construção, alimentos e inclusão em programas socioassistenciais foram algumas das medidas adotadas pelo Governo do Amapá para assistências às famílias afetadas por um temporal da madrugada de terça-feira, 23, com ventos que alcançaram cerca de 40 km/h e destruíram telhados nos bairros Araxá, Aturiá, Novo Buritizal e Laurindo Banha.
Equipes da Defesa Civil Estadual e da Secretaria de Assistência Social iniciaram os atendimentos poucas horas após o sinistro e continuam nesta quarta, 24, para os moradores em vulnerabilidade decorrente do temporal. Cerca de 2 mil telhas já foram entregues para reconstrução das coberturas destruídas pela chuva e o vento.
Segundo o secretário executivo da Defesa Civil, coronel Janary Picanço, o levantamento preliminar aponta mais de 140 residências diretamente atingidas nos bairros Araxá, Aturiá, Novo Buritizal e Conjunto Laurindo Banha.
“Estamos em campo dando resposta a esse sinistro. Realizamos a identificação das famílias afetadas, dos danos causados e estamos presentes com a equipe que vai ajudar a fazer os reparos nessas casas”, disse Picanço.
O secretário de Assistência Social em exercício, Hugo Paranhos, destacou o levantamento da situação com cada uma das famílias, que mobilizou a entrega dos materiais de construção, kits de alimentos e inclusão emergencial em programas como o Renda Para Viver Melhor e Aluguel Social.
“Realizamos todo um trabalho de assistência e verificamos os detalhes para atender essas pessoas. Com o cadastro verificamos famílias que necessitavam de amparo com materiais para repor o telhado e outras necessitando de alimentos. Percebemos também que algumas pessoas necessitam de uma assistência melhor e deverão ser inseridas nos programas sociais do estado”, informou.
Moradora da Zona Sul de Macapá, Géssica do Rosário, de 32 anos, também teve o telhado parcialmente destruído e, agora, terá a estrutura reconstruída com apoio do Estado.
“Foi tudo muito rápido, o vento era tão forte que saiu levando muito telhas aqui em casa, até alguns móveis foram perdidos devido a chuva. Agora, com essa ação do repasse do material, vamos poder arrumar e para nós é excelente já que nessas horas toda ajuda é bem vinda”, enfatizou Géssica.