O governador Clécio Luís, a secretária de Saúde, Silvana Vedovelli e a superintendente de vigilância em saúde do Estado, Margarete Gomes, apresentam agora as medidas que tem sido adotadas diante do cenário epidemiológico e do surto de síndromes respiratórias enfrentado no estado.
Desde o dia 13/05, o Governo do Amapá vem tomando medidas para conter o surto de síndromes respiratórias em todo o Estado. Estão circulando entre a população o vírus sincicial respiratório, Influenza A e B e tem atingido, sobretudo, crianças com menos de 6 anos.
O Amapá decretou situação de emergência na saúde pública desde o dia 13 de maio, e vem atuando na abertura de mais leitos, reforçando profissionais, medicamentos, equipamentos e mobilizando os municípios para aumentar a cobertura vacinal.
Fica o alerta: mantenham as crianças em casa, evitem aglomeração, tomem os cuidados iniciais, evitem visitas em casa para bebês, procurem uma unidade de saúde aos primeiros sintomas. E o mais importante: vacinem as crianças e reforcem as medidas de segurança contra os vírus.
Veja acima o mapa da cobertura vacinal no estado, Macapá ainda está com índice d vacinação muito baixo.
“Quem tem bebê recém nascido em casa neste momento evitem as visitas, quem tem um sobrinho, um filho de amigo, evitem visitá-los, nós estamos em surto, muitas crianças entubadas, internadas com dias de nascidos”, pediu o governador Clécio Luis durante live