A ação faz parte do planejamento estratégico do Governo do Estado no combate à criminalidade e aos grupos criminosos.
A operação iniciou em abril deste ano com objetivo de retirar objetos ilícitos do sistema prisional e também age com ações pontuais nos municípios do estado, para combater a prática de crimes violentos e proporcionar a paz social para os amapaenses.
Balanço da primeira fase
A primeira fase da “Operação Integração Pela Vida” contou com mais de 700 agentes das forças de segurança do Amapá. Foram 32 pessoas presas, 23 armas de fogo apreendidas e 143 porções de entorpecentes retiradas de locais específicos, com características de ponto de tráfico de drogas, segundo as investigações.
De acordo com o secretário da Segurança, José Neto, o trabalho desempenhado apresentou números expressivos na primeira fase da operação e a expectativa é que o resultado da segunda fase também proporcione dados relevantes contra a criminalidade.
“No primeiro momento, em 5 dias de atuação, que iniciou no dia 13 com a finalização no dia 17 de abril, conseguimos reduzir a prática de crimes violentos, a exemplo dos homicídios em 50% naquela semana. Estamos dando continuidade a esta ação que é realizada rotineiramente em nosso estado contra as ações e grupos criminosos”, garantiu José Neto.
A “Operação Integração Pela Vida” conta com o trabalhos dos agentes de segurança das polícias Militar (PM-AP), Civil (PC-AP) e Penal (PP-AP) e também com profissionais da Coordenadoria de Inteligência de Operações Especiais (Ciop/Sejusp), do Núcleo de Operações em Inteligência (NOI/PC-AP), além do setor de Inteligência do Iapen.
Denúncias
A Secretaria de Justiça e Segurança Pública lembra que o apoio da população é fundamental para que os profissionais tenham êxito nas ações, lembrando que toda informação é mantida em sigilo. Três números estão à disposição para que as pessoas possam ajudar com as denúncias:
- Delegacia Especializada de Tóxico e Entorpecentes – (96) 98141-4161
- Delegacia de Crimes Contra a Pessoa – (96) 9170-4302
- Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciodes) – 190