Profissionais da saúde, sociedade civil e gestores se reúnem para planejarem políticas públicas para o Amapá durante a 9ª Conferência Estadual de Saúde. A abertura do evento ocorreu na noite desta quarta-feira, 10, e as discussões acontecem até sexta-feira, 12, no auditório do Centro de Ensino Superior do Amapá (Ceap).
“É nesse momento que a gente vai defender as reivindicações, necessidades e sonhos do que foi debatido nos municípios. A conferência se propõe a colocar a saúde na pauta central das nossas vidas e é assim também para o nosso governo. Reafirmamos nossos compromissos, tendo a saúde como nossa prioridade absoluta e inegociável. Ainda está longe de estar bom, porque são várias causas, e precisamos construir consensos para avançar. A conferência fortalece o que nós queremos como SUS, que nos provou na pandemia a sua essencialidade”, destacou o governador.
Estamos aqui para projetar políticas num cenário pós-pandêmico. Se faz necessário discutir a saúde com resolutividade, com responsabilidade social, para sanar demandas da população. Buscamos nesses poucos meses solucionar gargalos da saúde, no entanto ela é ampla e requer muita discussão. Que nestes três dias possamos fazer valer os direitos garantidos e os deveres para todos os entes, discutindo a saúde do nosso estado com união”, falou a secretária de saúde, Silvana Vedovelli.