Desde janeiro, o Governo do Amapá segue com obras de revitalização e ampliação de mais de 50 espaços do Hospital de Emergências (HE). Atualmente, os serviços se concentram no Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) e Clínica Cardiológica.
O CTQ atende pessoas com ferimentos causados por queimaduras e mulheres vítimas de escalpelamentos (acidente provocado pelo eixo do motor de embarcações) que necessitam de um cuidado de curativo e maior recuperação.
Já a Clínica Cardiológica é voltada para os pacientes cardiopatas que chegam ao HE com situações como insuficiência cardíaca ou infarto no miocárdio.
Os espaços recebem melhorias com troca de iluminação, pintura, forro, revestimento e troca de louças do banheiro. Intervenções que resultam em melhores condições de atendimento aos pacientes e de trabalho aos funcionários do hospital.
Nesses três primeiros meses do ano, já foram revitalizadas 156 enfermarias (dos ambulatórios clínicos e do Centro Cirúrgico), 24 banheiros, uma Sala de Medicação, uma Sala de Curativos, uma Recepção e uma Sala de Coleta Laboratório.
Também houve revitalização em uma Sala Vermelha; cinco repousos das equipes médicas e de enfermagem; uma triagem, uma recepção central; um consultório pediátrico; um consultório de trauma; uma recepção central; uma Unidade de Terapia Intensiva; um posto de policiamento da Polícia Civil e um da Polícia Militar.
“Esse serviço é realizado com dificuldade porque estamos em um ambiente hospitalar com pacientes. Então, seguimos avançando em cada área e melhorando a iluminação e o espaço físico do paciente e da equipe técnica”, destacou a secretária de Saúde, Silvana Vedovelli.
Os corredores do hospital também foram revitalizados, com melhorias no forro, iluminação, fiação elétrica e nas paredes.
Ampliação
Os espaços do HE também passam por ampliação. Depois de entregar a nova UTI2, com 10 leitos, a Sala Vermelha, onde pacientes com trauma são estabilizados aumentou a capacidade para 6 leitos, além de receber reforma nas estruturas física e elétrica.
A Sala de UTI está em reforma e de 5 passará a ter 10 leitos, um deles de isolamento. Haverá, ainda, repouso médico, baneiro para pacientes e equipe técnica. As próximas etapas da reforma contemplam espaços da UTI 1, Administração e Farmácia do HE.