Segundo o Ministério da Saúde, pessoas ostomizadas são aquelas que precisam passar por uma intervenção cirúrgica para fazer no corpo uma abertura ou caminho alternativo de comunicação com o exterior, para eliminação de fezes e urina, assim como auxiliar na respiração ou na alimentação. Essa abertura é chamada de estoma. Em Macapá apesar da criação de um polo há quase um ano, pouco houve avanços, a associação clama que a Prefeitura conclua o processo licitatório com descritivos para aquisição de materiais que são fundamental para os pacientes ostomizados.
A presidente da associação dos Ostomizados Rosilete Paes reclama da falta de bolsas de urostomia e bolsa convexa .
“ No momento não tem bolsa de urostomia e bolsa convexa no município de Macapá e isto causa um grande transtorno ao paciente” Disse Rose Carmo em entrevista dada a televisão local .
Em visita ao CER do município de Macapá, a presidente Rose Carmo acompanhada de associados, conversaram com responsável pelo serviço, a enfermeira Beta, disse a associação que a Secretaria Municipal de Macapá- SEMSA, já está viabilizando a aquisição deste material para sanar esta dificuldade que estão atravessando os municipes ostomizados.
Outra necessidade da associação são as cirurgias de reversão dos Ostomizados, existem inúmeras pessoas (Ostomizados) na espera dessas cirurgias, a presidente Rose segue em busca de melhorias para a categoria e nos informou que está em conversas com veículos de comunicação locais para tentar sensibilizar nossas autoridades.