Técnicos da secretaria explicaram para comunidade instruções sobre o descarte adequado de resíduos sólidos e uso legal dos recursos naturais.
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) levou para a região do Rio Pedreira, na zona rural de Macapá, uma campanha educativa sobre temas como o descarte adequado de resíduos sólidos e uso legal dos recursos naturais. A programação teve parceria com associações quilombolas, escolas e agentes comunitários com o objetivo de levar educação ambiental para a região.
As ações para despertar a consciência ambiental da população já fazem parte das estratégias da Sema, como parte de uma gestão de valorização e fortalecimento das políticas ambientais, principalmente em áreas onde há o desenvolvimento de atividades que possam causar impacto ao meio ambiente.
De 27 de março a 1º de abril, a campanha na região da Pedreira atendeu as comunidades do Lontra, Santo Antônio, Abacate, Retiro Santa Maria, Porto das Pedras, Bonito e Nossa Senhora de Nazaré.
Um dos pontos principais da programação foi um curso de formação para multiplicadores locais, atendendo à solicitação dos moradores, devido a problemas de desequilíbrio ambiental. Assim, quem recebeu a capacitação pode repassar o que aprendeu a mais pessoas.
A secretária de Meio Ambiente, Taísa Mendonça, destacou a importância da campanha na rotina de vida e trabalho de moradores de áreas rurais.
“É um acolhimento que pode ajudar não só a melhorar, mas mudar a forma de usar e cuidar dos recursos naturais, a partir do recebimento de instrução, apoio e atendimento humanizado”, declarou a secretária.
Na avaliação do coordenador de educação ambiental da Sema, Airá Santana, essas atividades conscientizadoras, diminuem consideravelmente os riscos de danos ao meio ambiente, já que intensificam e fortalecem a questão de que é totalmente possível desenvolver atividades econômicas e sustentáveis ao mesmo tempo.
“A conscientização faz toda a diferença e ajuda no desenvolvimento das atividades com mais segurança e responsabilidade”, enfatizou o coordenador.
A comunidade de Santo Antônio da Pedreira foi receptiva e se mostrou disposta a seguir as orientações recebidas. De acordo com os moradores, esse apoio é fundamental para que possam caçar, pescar e preservar o espaço em que vivem, com todos os recursos naturais.
No encerramento da campanha, houve exercício prático do aprendizado do grupo de multiplicadores, envolvendo abordagens com os empreendedores visitantes e também nas residências próximas ao balneário.