Emoção, cidadania e calor humano marcaram o desfile em comemoração à Independência do Brasil, nesta quinta-feira, 7, no Sambódromo, Zona Sul de Macapá. O Governo do Estado coordenou as apresentações com o tema ‘Amapá 80 anos’, que celebra as oito décadas de criação do ex-Território.
Cerca de 2 mil agentes de forças de segurança do Amapá desfilaram na Avenida Ivaldo Veras, com apresentações especiais do Exército Brasileiro, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Penal e Grupo Tático Aéreo (GTA).
Em seu primeiro desfile da Independência como governador do Amapá, Clécio Luís, pontuou a união federativa entre os estados.
“É uma data importante em que se comemora a independência do nosso país, que é continental. Essa data reforça o laço com os outros estados, pois a mesma celebração também está acontecendo em cada canto do país”, pontuou o governador.
Em 2023, o momento cívico iniciou às 16:30h, uma mudança aprovada pela população, já que neste horário a temperatura começa a se tornar mais amena na capital amapaense. A dona de casa Maria das Graças, de 71 anos, veio do bairro Novo Horizonte, na Zona Norte, sozinha, apenas para ver o desfile.
Crianças no 7 de setembro
Entre o público, muitas crianças se animaram para ver o desfile. A pequena Ada Araújo estava ansiosa há uma semana para ver o pai, o cabo do Corpo de Bombeiros Paulo Roberto Araújo, que a teve a responsabilidade de conduzir o caminhão que carrega a escada mecânica magirus.
“É um orgulho muito grande para gente, ele é uma das poucas pessoas que sabe dirigir esse veículo, então é muito gratificante. E a Ada é muito fã dos bombeiros, por causa do pai”, disse a mãe, Kátia Machado.
A servidora pública Cleuma Amanajás levou seu filho Gabriel para assistir aos desfiles.
“Vim mais por ele, que ama esses desfiles. Estamos adorando tudo e está bem organizado”, contou a servidora.
O pequeno Marcos Ariel, como contou a mãe dele, Francisca Sabrina, achou muito vantajosa a mudança de horário para a tarde feita pelo Governo do Estado.
“É muito mais agradável pra gente que temos um filho, ficamos muito mais confortáveis, num clima menos quente e conseguimos curtir melhor o evento”, disse Francisca.