POLÍCIA CIVIL DO AMAPÁ DEFLAGRA A “OPERAÇÃO REI DA PEDRA” EM TRÊS ESTADOS E PRENDE 13 PESSOAS E APREENDE VEÍCULOS E DINHEIRO. GRUPO CRIMINOSO ENVIAVA MEIA TONELADA DE CRACK POR ANO PARA O AMAPÁ.

Nesta sexta-feira, 28, a Polícia Civil do estado do Amapá, por meio da Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DETE), com o apoio das Polícias Civis dos estados de Rondônia e Mato Grosso, deflagrou a “Operação Rei da Pedra”, que ocorreu, simultaneamente, nas três unidades federativas, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa especializada no tráfico de drogas, que se consolidou como a principal fornecedora de crack ao estado do Amapá.

De acordo com o Delegado Estéfano Santos, as investigações revelaram que o grupo criminoso enviava, aproximadamente, meia tonelada de crack por ano para o Amapá. Em 2023, as ações da Policia Civil resultaram na apreensão de cerca de 86 quilos dessa droga. A organização criminosa operava com uma estrutura bem definida, incluindo transportadores, fornecedores, intermediários e responsáveis pela lavagem de dinheiro. Estima-se que, nos últimos três anos, as atividades ilícitas do grupo movimentaram cerca de R$ 10 milhões.

Durante a operação, foram cumpridas 45 ordens judiciais nos três estados, incluindo 13 mandados de prisões preventivas, 16 mandados de busca e apreensão, e 16 mandados de bloqueio e sequestro de valores em contas bancárias, além do sequestro de veículos. Ao todo, 13 pessoas foram presas e uma permanece foragida.

No Amapá, nove mandados de prisões foram cumpridos, sendo três no IAPEN. Uma pessoa foi presa em flagrante por tráfico de drogas. Em Porto Velho, Rondônia, o principal fornecedor de drogas e outro integrante do grupo foram presos. Uma das “mulas” da organização foi presa no estado do Mato Grosso. Dois veículos foram apreendidos, um em Macapá e outro em Rondônia. Em Macapá, também foi apreendido R$ 7,5 mil em espécie.

A “Operação Rei da Pedra” representa um marco significativo no combate ao tráfico de drogas e ao crime organizado, reafirmando o compromisso da Polícia Civil do estado do Amapá em garantir a segurança e a ordem pública.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro + 11 =