Nesta quinta-feira, 13, a Polícia Civil do Estado do Amapá, por meio da 5ª Delegacia de Polícia da Capital (5ª DPC), prendeu um homem de 53 anos de idade, condenado judicialmente pelas práticas dos crimes de expor a perigo a integridade e a saúde física ou psíquica do idoso, submetendo-o a condições desumanas ou degradantes; e apropriar-se de ou desviar bens, proventos, pensão ou qualquer outro rendimento do idoso, dando-lhes aplicação diversa da de sua finalidade.
De acordo com a Delegada Lívia Pontes, titular da 5ª DPC, o inquérito policial foi concluído e encaminhado à Justiça em dezembro de 2020, tendo o autor do crime sido denunciado e condenado.
“Esse indivíduo foi investigado por praticar crimes contra dois idosos, com mais de 70 anos de idade. As vítimas eram a mãe e o padrasto dele. Os fatos foram denunciados pela filha do padrasto. Restou comprovado que os idosos foram vítimas de ofensas verbais, psicológicas e financeiras. Após o processo judicial, o indivíduo foi condenado, o que resultou na expedição de mandado de prisão definitiva em seu desfavor. A equipe policial diligenciou no endereço do indivíduo e deu cumprimento ao respectivo mandado”, explicou a Delegada.
A Delegada explicou ainda, que a diligência realizada faz parte da “Operação Virtude”, que foi deflagrada no último dia 10 em todo o território nacional e tem o objetivo de prevenir e coibir crimes contra pessoas idosas.