Josiel Alcolumbre em entrevista ao Programa Conversa Pop na
102 FM nesta quarta-feira 17 de janeiro de 2024.
Programa apresentado pelo Capitão Marcelo e
Deni Hills, questionado sobre a crise no transporte público e a falta de habilidade do atual prefeito em resolver o problema da crise de ônibus no município de Macapá, Josiel disse ao apresentador que se for realmente candidato, irá implantar em Macapá o programa “Tarifa Zero” uma das propostas de seu plano de governo caso seja realmente candidato.
Josiel disse que esse modelo de tarifa já existe em várias cidades do Brasil, onde a prefeitura paga a tarifa com recursos do próprio tesouro municipal, buscando em Brasília recursos para outras áreas
Tarifa zero em cidades do Brasil
O fim da cobrança da passagem no transporte coletivo público urbano tem avançado nas cidades brasileiras: 2023 já é o ano em que mais municípios no país adotaram o passe livre pleno, ou seja, que abrange todo o sistema de transporte durante todos os dias da semana —são 23 municípios que decidiram aderir ao sistema de tarifa zero em 2023
Porém no ano de 2021 foi o segundo com mais adesões: 15 municípios. Os dados são do pesquisador da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP (Universidade de São Paulo) Daniel Santini, que estuda políticas públicas de mobilidade, sistemas de gestão e modelos de subsídio de transporte coletivo. No total, o país atualmente tem 103 cidades com o passe livre no sistema de transporte durante todos os dias da semana, a maioria delas no estado de São Paulo (25), seguido por Minas Gerais (23), Paraná (10) e Rio de Janeiro (9). Os municípios com maior população que adotaram a tarifa zero são Caucaia (CE), com 355 mil habitantes; seguido de Maricá (RJ), com 197 mil; Ibirité (MG), com 170 mil, São Caetano do Sul (SP), com 165 mil; Paranaguá (PR), com 145 mil; e Balneário Camboriú (SC), com 139 mil.
O município de Luziânia, localizado em Goiás, entrou recentemente para a lista das 103 cidades brasileiras de adotaram a “Tarifa Zero” no serviço de transporte coletivo realizado por ônibus. A prefeitura liberou as catracas e passou o oferecer transporte gratuito para quem deseja se locomover na cidade desde 27 de novembro de 2023.
O município de Macapá , capital do Amapá a gestão do prefeito Antônio Furlan, em três anos houve uma decadência no transporte público que já chegou a ter 168 ônibus circulando e atendendo a população, hoje o transporte público é gerenciado pela prefeitura de Macapá que não consegue colocar ao mesmo a metade da frota que existia em 2020 , está manhã a atual presidente dá CTMAC falou em um programa de radio que no MACAPABA um dos maiores residenciais do município , onde moram quase 30 mil pessoas, existem somente 2 ônibus para atender a população.