Governador Clécio Luís acompanhou a entrega da mercadoria que vai atender cerca de 500 famílias.
Anteriormente ocorreram outros dois repasses que somam 20,5 toneladas, para atender 700 famílias indígenas
O Governo do Amapá recebeu neste sábado, 16, mais 15 toneladas de farinha de mandioca para atender famílias indígenas de Oiapoque, afetadas pelas pragas e fungos, no plantio das roças. A entrega do produto ocorreu no município de Mazagão.
O governador Clécio Luís, acompanhou a entrega e destacou o empenho do Estado em parceria com outras entidades públicas, como o Governo Federal e os senadores Randolfe Rodrigues e Davi Alcolumbre, para atender as comunidades nesse momento difícil.
“A mandioca e seus derivados são a base da alimentação e da economia dos povos indígenas de Oiapoque. Sem essa produção ocorre o problema de insegurança alimentar e é o que mais nos preocupa. Mas, com esforço dos nossos secretários e colaboradores estamos enfrentando e buscando soluções principalmente, com ajuda dos senadores Randolfe e Davi, para conseguirmos mobilizar o Governo Federal. Nosso agradecimento, também, ao ministro Paulo Teixeira, entre outros agentes que estão atuando neste momento”, reforçou o governador, Clécio Luís.
Com o volume entregue será possível atender cerca de 500 famílias nesta etapa, já que cada unidade familiar receberá 30 quilos. Anteriormente ocorreram dois repasses que somam 20,5 toneladas, que atendeu 700 famílias indígenas, também do município.
“Se estamos conseguindo organizar toda essa ajuda foi porque houve um entendimento e desde, que o governador nos informou sobre o problema logo em seguida solicitamos providências as entidades competentes e agora já estamos observando os resultados positivos”, destacou o senador Randolfe Rodrigues.
A produção da farinha é feita por cooperados da Coopemarca e ocorre nas comunidades do Ajuruxi e Maracá, área ribeirinha do município de Mazagão, envolvendo mais de 90 produtores familiares.
“Essa é uma parceria entre os governos do Estado e Federal, que atendem diretamente as comunidades indígenas e, também agricultores familiares. Isso fortalece o setor agrícola do Amapá”, declarou o assessor executivo, Rogério Neuwald, da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
Por decisão do Grupo de Trabalho da Mandiocultura no Amapá, que envolve entidades do Estado, União e lideranças indígenas, definiram que este volume de 15 toneladas de farinha sairá de Mazagão nesta segunda-feira, 18, com entrega em território indígena iniciando na próxima terça-feira, 19.
“Esse foi um compromisso do Governo do Estado, com os povos indígenas de Oiapoque, em dar toda assistência às comunidades que estão sofrendo com problemas nas roças. Para nós é um momento importante. Agora teremos a missão de levar todo esse alimento para nossas famílias”, disse a secretária dos Povos Indígenas (Sepi), Sônia Jeanjacque.
Durante o evento de entrega estiveram presentes os secretários Kelson Vaz; Desenvolvimento Rural (SDR) e Paulo Nogueira; Pesca e Aquicultura (Sepaq); o diretor-presidente do Rurap, Dorival Santos; além do prefeito de Mazagão, Dudão Costa, vereadores e a deputada estadual, Zeneide Costa