
Unidade recebeu da Secretaria de Saúde novas camas hospitalares, berços e poltronas para o acolhimento das crianças.
O Pronto Atendimento Infantil (PAI), em Macapá, ganhou reforço com a entrega de novos equipamentos pelo Governo do Amapá. O investimento é fundamental para a alta demanda de pacientes enfrentada pela unidade de saúde, que passou pelo período crítico das síndromes respiratórias no primeiro semestre do ano.
As salas branca, amarela e vermelha receberam camas hospitalares permitindo a organização dos atendimentos conforme o nível de urgência e gravidade dos quadros clínicos dos pacientes. O PAI também ganhou berços e novas poltronas para medicação e observação, priorizando o conforto, que foram enviados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

No fluxo de atendimento, desde a entrada da unidade, foram adotadas medidas como a divisão das cadeiras da recepção para facilitar a identificação dos pacientes, a exemplo dos sintomas gripais e os que buscam atendimento por outras causas.

“Fizemos a separação devido a demanda de crianças com síndromes respiratórias, para identificar rapidamente as que apresentam sintomas gripais e encaminhá-las conforme a gravidade. Apesar desses casos apresentarem queda dos números com a chegada do verão, continuamos recebendo pacientes com sintomas porque é normal ao longo do ano. E com esses novos equipamentos, o cuidado e o acolhimento ficou melhor”, explicou Verinha Leal, gerente geral do PAI.
A Sala Branca foi equipada com 6 novos leitos, a Sala Amarela recebeu 6 macas, já a Sala Vermelha ganhou quatro camas hospitalares. A classificação garante agilidade na triagem e destinação adequada dos pacientes.

A branca é voltada para casos de menor urgência, com sintomas mais brandos, como dor de garganta leve, febre baixa sem outros sinais de alerta. A Sala Amarela, de urgência moderada, onde as decisões clínicas são tomadas e a Sala vermelha, é onde acontece intervenção imediata e suporte avançado à vida.
A médica pediatra do PAI, Caroline Campos, destacou a preparação da equipe para agir com agilidade diante de alterações no estado clínico das crianças.

“Se um paciente chega com um quadro grave, ele é encaminhado imediatamente para a sala vermelha, que está equipada para casos críticos. Também estamos atentos a qualquer mudança durante a internação, garantindo a resposta clínica adequada”, reforçou.
O PAI foi inaugurado em 9 de fevereiro de 2001 e este ano, celebrou 24 anos de atuação. Desde então, é a porta de entrada para atendimentos 24h de urgências e emergências pediátricas no Amapá. A unidade de saúde recebe, em média, 65 pacientes diariamente e tem a retaguarda do Hospital da Criança e do Adolescente, que completou 54 anos.
A unidade atende gratuitamente crianças e conta com uma equipe multiprofissional de enfermeiros, técnicos de enfermagem, médicos, psicólogos, assistente social, fisioterapeuta, nutricionista e outras especialidades. Além disso, conta com um estoque abastecido de medicamentos, exames de imagem e laboratoriais.



