CLÉCIO AMPLIA REDE DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA COM A CRIAÇÃO DE NOVA BASE DO SAMU NA ZONA OESTE DE MACAPÁ.

O serviço 24 horas beneficia cerca de 150 mil pessoas com cobertura prioritária na Duca Serra.

O Governo do Amapá deu mais um passo na ampliação da rede de urgência e emergência com a inauguração de uma nova base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) estadual, na Zona Oeste de Macapá. A entrega aconteceu nesta segunda-feira, 21, e vai beneficiar diretamente cerca de 150 mil pessoas, com cobertura prioritária para moradores da região e das comunidades ao longo da área conhecida como KM 9, na Rodovia AP-440.

A nova unidade funciona 24 horas por dia no prédio do Instituto de Ensino de Segurança Pública do Amapá (IESP), antiga Aifa, localizado na Rodovia Duca Serra, no bairro Marabaixo I. O espaço conta com uma equipe de aproximadamente 20 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos e condutores, organizados em escala para garantir atendimento contínuo e qualificado.

“Esta é uma entrega importante, que fortalece nossa rede de urgência e emergência, especialmente para a região Oeste de Macapá. É um marco na descentralização da saúde e reforça a preocupação do Governo do Estado com o acesso rápido e qualificado aos serviços de saúde”, destacou a secretária de Estado da Saúde, Nair Mota.

Com a nova base, o Governo do Amapá reforça o compromisso com a regionalização dos serviços de saúde, levando mais agilidade ao atendimento de casos clínicos e traumáticos, contribuindo para salvar vidas, encurtar distâncias e fortalecer a assistência à população amapaense.

“É um momento único para a população da Zona Oeste. A nova base representa um avanço real no atendimento pré-hospitalar, com mais agilidade e redução no tempo de resposta. Onde antes havia espera, agora haverá socorro. Onde havia angústia, agora haverá esperança. O Governo do Estado, mais uma vez, faz a diferença, porque cada minuto salvo aqui, será uma vida preservada lá na ponta”, afirmou o diretor do Samu Estadual, Donato Farias.

A integração da base com o Instituto de Ensino de Segurança Pública também reforça a parceria pelo avanço dos atendimentos.

“A presença do Samu no IESP é fundamental para dar suporte às nossas atividades, inclusive aos cursos com grande público, como os da segurança pública, que frequentemente realizam exercícios que podem exigir atendimento de urgência”, explicou o coordenador do IESP, Alan Coimbra.

Representando a Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), o coordenador do Gabinete de Gestão Integrada, coronel Marcelo Araújo, destacou que a nova base acompanha o crescimento urbano da capital.

“Esse olhar do governo para a desconcentração dos serviços públicos é essencial. Estamos levando atendimento até onde a população está. O tempo de resposta será mais rápido, e quem vive nessa região agora tem a garantia de um atendimento 24 horas por dia”, enfatizou o coronel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 − três =