
Nesta sexta-feira 09/05 uma ação da Delegacia de Repressão a Fraudes Eletrônicas (DRFE), resultou no indiciamento de 16 pessoas do Estado do Mato Grosso.
Segundo a Polícia os 16 indiciados tem envolvimento no cruel “Golpe do Falso Familiar”.
A investigação apurou que o grupo aplicou o golpe contra uma idosa de 68 anos no Amapá, causando um prejuízo de R$ 40.060,00. Graças à rápida atuação da DRFE, mais de R$ 160.000,00 foram bloqueados, incluindo bens, veículos e valores em contas bancárias ligadas aos criminosos.
De acordo com o Delegado Anderson
Silwan, titular da DRFE, a vítima foi contatada por mensagens via aplicativo por um criminoso que se passava por seu filho, utilizando inclusive a foto do familiar no perfil. Sob a falsa alegação de problemas com a internet, o golpista solicitou diversas transferências bancárias para contas distintas. A vítima, fragilizada por estar acompanhando o tratamento de saúde de sua mãe, realizou os depósitos, percebendo o golpe somente após um alerta de outros familiares.
A investigação aprofundada revelou um esquema sofisticado de lavagem de dinheiro, com a participação de 17 pessoas, incluindo um menor de idade, todas com histórico policial por estelionato no Mato Grosso. O grupo atuava de forma coordenada, pulverizando os valores subtraídos através de uma intrincada rede de contas bancárias.
“Identificamos um grupo organizado do
Mato Grosso que atuava de forma sistemática na aplicação deste golpe cruel, aproveitando-se da fragilidade emocional das vítimas”, , ressaltou o
Delegado Anderson Silwan.