
A Câmara Municipal de Macapá (CMM) realizou, na tarde desta sexta-feira, 25, a cerimônia de posse dos primeiros 40 aprovados no concurso público da instituição, realizado em novembro de 2024. A solenidade ocorreu no plenário da Casa e foi aberta ao público.
Durante o evento, o presidente da Câmara, vereador Pedro DaLua (União Brasil), ressaltou a importância do momento.

“É bom destacar que quem agarrou a oportunidade foram eles. Estudaram, se esforçaram, trabalharam muito para chegar onde chegaram. Nós, da nossa parte, estamos apenas reconhecendo o mérito. Este é o segundo concurso público, historicamente falando, da Câmara em 50 anos. Tanto que no primeiro, praticamente todos já saíram. Hoje é um dia especial, muito importante. Recebemos esse concurso da gestão anterior, do presidente Marcelo Dias, e em tempo recorde conseguimos chamar os aprovados, seguindo todos os critérios e técnicas necessários para isso, e hoje estamos coroando esse processo com a posse dos novos efetivos. Esperamos que eles venham com todo o gás, contribuindo para que a Casa do Povo continue evoluindo”, enfatizou DaLua.

Entre os empossados, está Érica Favacho, aprovada para o cargo de jornalista.
“Acho que já fiz mais de 20 concursos. Na área de jornalismo, foi a partir do momento em que me graduei. Sou da primeira turma de Jornalismo da Unifap, que se formou em 2015, e desde então venho tentando. Quando finalmente recebo a notícia, primeiro é a surpresa de ver minha colocação e depois acompanhar o andamento até ser nomeada e empossada, foi uma emoção enorme. Graças a Deus. Agora, a expectativa é contribuir, colaborar e agregar conhecimento. Sei que vou trabalhar com profissionais experientes, o que me deixa ainda mais animada para começar”.

Também aprovado para o cargo de jornalista, Mauro dos Santos Cardoso expressou sua emoção.
“O sentimento é de alegria por estar participando dessa cerimônia. A gente sabe que a vida de concurseiro não é fácil, é uma batalha de anos. Essa conquista representa muita felicidade. Quero agradecer à Câmara por ter aberto esse processo e permitido que tantas pessoas pudessem participar. Agora, começa uma nova experiência para mim”.
O concurso contou com duas etapas eliminatórias: uma prova objetiva, destinada a todos os candidatos, e uma prova discursiva exclusiva para o cargo de advogado. A convocação foi oficializada por meio de edital publicado em 6 de fevereiro deste ano.

Os novos servidores irão ocupar cargos de níveis médio, técnico, tecnólogo e superior, integrando o quadro efetivo da Casa de Leis. As vagas são para: assistente administrativo, fotógrafo, técnico de som, técnico em segurança do trabalho, designer gráfico, técnico em segurança da informação, administrador, analista de rede e infraestrutura, analista de suporte, advogado, contador, economista, intérprete de Libras e jornalista.

O certame foi organizado pelo Instituto de Desenvolvimento Institucional Brasileiro (IDIB), empresa responsável pela condução do concurso.
