
Dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e do IBGE.
O Amapá é a unidade da federação que, proporcionalmente, mais gerou empregos com carteira assinada no Brasil nos últimos doze meses. Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), apontam que o estado registrou uma variação positiva relativa de 9,74%, com saldo de mais de 680 novos postos de trabalho formais em fevereiro.
Para números e estatísticas positivas, o Governo do Amapá tem alinhado estratégias na criação de um ambiente favorável ao desenvolvimento econômico, com destaque para o fortalecimento da produção local, a política de turismos e eventos, que colocou o estado entre os líderes de atração de turistas estrangeiros; e a construção civil, impulsionada por grandes obras estruturantes em todo o estado.

No acumulado de fevereiro de 2024 a março de 2025, foram criados 8.860 novos empregos, elevando o estoque total de trabalhadores com carteira assinada para 96,5 mil.
“O Amapá continua mantendo uma tendência sólida de crescimento na geração de empregos formais, resultado direto da política econômica adotada pela atual gestão”, destacou o vice-governador, Teles Júnior.
A retomada da expansão agrícola tem promovido a geração de empregos no interior, respeitando as normas ambientais e valorizando os recursos naturais locais, principalmente, com o novo Código Socioambiental.

Outro segmento que coloca o Amapá na liderança entre todas as unidades da federação é o comércio varejista, impulsionado principalmente pelo bom desempenho nos setores de veículos, motos, partes e peças, e materiais de construção.
Segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Estado apresentou alta de 12% em fevereiro de 2025, com avanço de 2,3 pontos percentuais em comparação ao mesmo mês do ano de 2024.
Novos dados
De acordo com o calendário do Novo Caged, os levantamentos relacionados ao mês de março de 2025, serão divulgados possivelmente no dia 30 de abril.