Governador Clécio Luís recebe 289 alunos-soldados da PM como parte da política de investimentos contra a violência no Amapá

O gestor ministrou aula magna para inaugurar o Curso de Formação da segunda turma de soldados do concurso de 2022.

Ministrando a aula inaugural da 2ª turma do Curso de Formação de Soldado (CFS) da Polícia Militar do Amapá (PM-AP), o governador Clécio Luís recebeu os 289 alunos-soldados para uma formação de alto nível nesta terça-feira, 17, e apresentou dados sobre investimentos na capacitação de policiais militares e na qualificação da corporação, maior incentivo aos policiais em serviço, investimentos em armamentos e materiais, a readequação da estrutura da carreira e outras melhorias.

O chamamento dos aprovados no cadastro reserva do certame de 2022 foi um compromisso de campanha de Clécio Luís, que se integra a outros investimentos do Governo do Estado, como na área social, na educação, na saúde e na economia. Os alunos-soldados que concluírem o CFS com bom aproveitamento estarão aptos para ingressar na Polícia Militar do Amapá como soldados de 1ª classe.

“Vocês fazem parte de uma instituição enxergada pelo Governo para fazer, com qualidade técnica e inteligência, o enfrentamento à violência. É uma formação intensa que trabalha a integração das forças policiais para colocar em prática a política que trabalhamos, de combate ao crime organizado, com investimentos em equipamentos modernos, reestruturação de carreiras e novos servidores”, destacou o governador.

A cerimônia marcou ainda o encerramento da programação alusiva aos 81 anos de criação da PMAP, com a presença de integrantes da extinta Guarda Territorial, veteranos e de militares que ingressarão na reserva.

Investimentos

Em dois anos, o governador Clécio Luís realizou as duas maiores convocações de aprovados da história da Polícia Militar do Amapá, sendo 600 para a primeira turma em 2023 e mais 500 no ano passado, todos do concurso realizado em 2022. Contabilizando as chamadas complementares, foram 1.274 candidatos listados para avançarem nas etapas.

Curso

Porta de entrada na PM, o CFS tem uma carga horária extensa de 1.058 horas, tendo duração de 6 meses, com 34 disciplinas realizadas no Centro de Formação e Aperfeiçoamento, além de contar com atividades práticas supervisionadas, como policiamento ostensivo, patrulhamento em viaturas e operações policiais de adaptação à selva.

As disciplinas do curso têm como base a matriz curricular da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp): violência, crime e controle social; conhecimentos jurídicos; modalidades de gestão de conflitos e eventos críticos; valorização profissional e saúde do trabalhador; comunicação, informação e tecnologias em segurança pública; cultura, cotidiano e prática reflexiva; e funções, técnicas e procedimentos em segurança pública.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezoito − quinze =