
O homem foi preso na manhã desta terça-feira 18/02 , pelos agentes da 1ª Delegacia de Polícia de Laranjal do Jari, a prisão aconteceu através de um mandado de prisão que foi expedido pela Justiça do Pará, através da Comarca do Município de Ananindeua.

Durante a ação os policial, que tinham como objetivo o cumprimento do mandado de prisão, os agentes se depararam com uma infração ambiental. Que consistia na criação de pássaros sem a devida autorização dos órgãos competentes, o que configura uma violação à legislação ambiental vigente.
Gersomar dos Santos de 50 anos, de idade foi autuado em flagrante por esse crime ambiental, que está tipificado no Artigo 29 da Lei nº 9.605/98, a Lei de Crimes Ambientais. O artigo trata da criação, manutenção ou guarda de espécimes da fauna silvestre sem a devida permissão, licença ou autorização dos órgãos competentes.

O indivíduo foi conduzido até a delegacia, onde aguarda o procedimento legal. Ele será encaminhado para audiência de custódia, onde prestará contas sobre a ordem judicial que motivou a prisão, além de responder pelo crime ambiental.
O delegado Amauri Fernandes, ressalta que a fiscalização e o cumprimento da legislação ambiental também são prioridades nas ações da instituição, reforçando o compromisso com a preservação do meio ambiente e o cumprimento das leis.