Governo do Amapá inicia concretagem da primeira laje ‘steel deck’ nas obras do novo Hospital de Emergência de Macapá

A estrutura integra primeiro pavimento do prédio que começa a ser erguido, em paralelo ao núcleo rígido.

Em continuidade ao cronograma de ações da obra do novo Hospital de Emergência de Macapá, o Governo do Estado iniciou a concretagem da primeira laje “steel deck”, que faz parte do 1º pavimento do prédio principal da construção, que começa a ser erguida, enquanto as lajes de bloco de cinco pavimentos do núcleo rígido estão na reta final. A construção é a maior obra de saúde pública do Estado e integra o Plano de gestão de forma prioritária.

steel deck é uma laje mista, de alta resistência, composta de capa de concreto e telha de aço perfilada, que dá celeridade à execução da atividade devido à sua capacidade de ser autoportante e não necessitar de escoramentos, tornando o processo mais rápido, limpo e sustentável. Com o uso desse material, que frequentemente é associado a estruturas metálicas que são usadas na obra, as equipes otimizam o tempo para a concretagem.

“Esse é um serviço que demoraria, em média, uns 15 dias para ser realizado, mas utilizando essas ferramentas que são autossuficientes a gente consegue diminuir consideravelmente esse prazo. Esse tipo de laje é indicado para essa construção, que é muito grande e segue um cronograma de execuções contínuo e o que traz velocidade, mas mantém a qualidade das ações”, enfatizou a responsável pela engenharia de planejamento, Luiza Maciel.

As equipes atuam ainda, em paralelo, nas marcações das divisões internas e no suporte às atividades dentro do prédio, que começa a ser erguido, concomitantemente ao núcleo rígido que segue um processo de levantamento, com etapas mais avançadas para garantir o suporte estrutural de toda a edificação.

Novo HE de Macapá

O novo hospital terá 212 leitos e seis salas no Centro Cirúrgico, Central de Diagnóstico por Imagem, laboratório, Centro de Tratamento de Queimados, serviço de diálise, auditório, apoio técnico, área administrativa e heliponto.

A obra conta com investimentos de R$ 129 milhões, articulados pelo presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre, com contrapartida do Tesouro Estadual. A área, onde está sendo construído o maior hospital público da capital, fica atrás do prédio atual do HE e foi cedida pelo Exército Brasileiro, também por articulação do parlamentar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 − 4 =