Um criminoso do Rio de Janeiro foi indiciado na manhã desta quarta-feira 22 , pela Polícia Civil do Amapá suspeito de extorquir uma empresária de Macapá.
Lucas Silva dos Santos de 21 anos de idade , que mora na cidade de Duque de Caxias-RJ, foi indiciado pela Delegacia Especializada nos Crimes Contra o Patrimônio (DECCP ), pelo crime de extorsão Majorada .
O criminoso entrou em contato através de telefone com a vítima, uma empresária de Macapá, no dia 11 de janeiro de 2025, ameaçando a vítima é sua família, e que uma determinada facção iria invadir sua residência, para causar mal a toda família.
Com medo e sob grave coerção a empresária transferiu uma determinada quantia ao criminoso , e em seguida procurou a delegacia.
De imediato a DECCP começou a investigar o caso , e conseguiu chegar ao suspeito, Lucas Silva dono de extensa ficha criminal, que já responde por fraudes e extorsões no estado do Rio de Janeiro foi identificado como sendo o autor das ligações.
Segundo o Delegado de Polícia Leandro Vieira Leite, tal modalidade delitiva, chamada de “Golpe da Facção”, tem se tornado muito recorrente em Macapá.
Nesse tipo de crime, os criminosos entram em contato telefônico ou mandam mensagens de texto para as vítimas fazendo intensas ameaças contra suas vidas, caso elas não lhe enviem os valores exigidos.
Ainda de acordo com o Delegado, “caso você receba mensagens de aplicativos ou ligação telefônica de alguém se dizendo ser integrante de uma facção criminosa e que você está decretado para ser agredido ou até morto, não acredite, isso é um golpe”.
Em muitos casos, os criminosos fornecem dados pessoais das vítimas, retirado de banco de dados da internet, para mostrar que as conhecem e intimidar ainda mais com ameaças.
A Polícia Civil recomenda o bloqueio das ligações e mensagens e procurar uma Delegacia de Polícia para registrar o boletim de ocorrência.