Um dos principais alvos da Operação Herodes da Polícia Federal, Jesaias Silva da Silva, conhecido como “Jesa”, membro de confiança da gestão e campanha do prefeito Furlan, que exercia o cargo de subsecretário de Zeladoria Urbana de Macapá e que está preso no Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), acumula um histórico de 74 ações na Justiça.
Segundo os dados processuais, somente este ano, Jesa já enfrenta ações por ameaça, calúnia e difamação. Agora na operação da PF, o gestor municipal está sendo investigado, junto com o candidato a vereador “Caçula”, Luanderson de Oliveira Alves, que segue foragido, por atuação com uma facção criminosa no financiamento de campanha nas eleições deste ano.
Pesa também sobre Jesa, denúncias de aliciamento e coação de eleitores e moradores do Conjunto Habitacional Macapaba, localizado na Zona Norte da capital. Em 2023, em um caso que gerou repercussão, professoras da Creche Eliana Azevedo, usando camisas pretas, fizeram um protesto contra intimidações e assédio moral.