No total, sete novos leitos foram disponibilizados para atender a demanda cirúrgica dos pacientes.
Para garantir um pós-cirúrgico seguro para os pacientes que passam por procedimentos neurológicos no Hospital de Emergências Oswaldo Cruz (HE), em Macapá, o Governo do Amapá ativou três leitos semi-intensivos e quatro leitos clínicos que fazem parte do pacote de ações da gestão, que trata a saúde como prioridade absoluta e imediata.
Desde 1º de setembro, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) mantém o procedimento de neurocirurgia 24 horas no HE. A cirurgia trata doenças do sistema nervoso central e periférico que podem acometer o cérebro, coluna e nervos. Durante a primeira quinzena do mês, mais de 18 pacientes passaram pelo serviço que aumenta a expectativa de vida.
Médico que atua na equipe do hospital, o neurocirurgião Wanderson Dias, ressalta que com a escala de neurocirurgias 24 horas um amplo campo de procedimentos pode ser realizado, exigindo que o espaço se estruture para dar a melhor assistência a esses pacientes.
“Nós operamos desde uma pequena fratura craniana ou na coluna até uma lesão grave, como um aneurisma cerebral, fazendo com que esse paciente precise de leito de recuperação e de monitorização de no mínimo 24 horas. Estamos vendo que o avanço está sendo rápido e o Governo do Estado está trabalhando para dar uma resposta imediata às demandas que a gente tem”, explicou o médico.
Antes, os pacientes que davam entrada no Hospital de Emergências com lesões neurológicas e que necessitavam de procedimento cirúrgico aguardavam transferência para o Hospital de Clínicas Dr. Alberto Lima, para poder realizar o procedimento. Agora, com uma escala fixa de seis cirurgiões na emergência, os pacientes serão atendidos com mais agilidade e eficiência.
“Esse é mais um momento importante na saúde pública do Amapá, pois implantamos um novo serviço e estamos avançando, agora, entregando esses espaços voltados para a demanda neurológica estamos melhorando e dando mais condições de uma boa recuperação para esses pacientes”, afirmou o secretário adjunto de Assistência Hospitalar, Carlos Sena.
Investimentos em saúde
O Governo do Amapá atua em diversas frentes de trabalho para fortalecer a saúde no estado, como o Hospital de Pequeno Porte de Tartarugalzinhoentregue pelo governador Clécio Luís na terça-feira, 17, e o novo Hospital Regional de Porto Grande, que atende cinco municípios e descentraliza os atendimentos da capital. As obras do Novo HE também avançam e passam pela etapa de concretagem das fundações. O HE também foi contemplado com novos equipamentos de diagnóstico por imagemcomo aparelho de ultrassonografia e um novo tomógrafo.