Diferente da propaganda do prefeito Furlan, os ônibus que circulam em Macapá não têm nada de novos. Nesta terça-feira (24), moradores do bairro Jardim Felicidade 2, na Zona Norte da capital, foram surpreendidos com um veículo invadindo uma panificadora.
De acordo com relatos de um vídeo que circula nas redes sociais, o ônibus estava sem freio e para tentar salvar os passageiros, o motorista optou por jogar o carro contra o estabelecimento a fim de evitar mais vítimas.
Os próprios passageiros garantiram que o condutor não estava em alta velocidade. Apesar do impacto e do susto, ninguém ficou ferido e foram só prejuízos materiais.
A população cobrou posicionamento da Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac), que além de ser responsável em fiscalizar o serviço, chegou a assumir em agosto de 2022, o Sistema de Bilhetagem Eletrônica e o gerenciamento do transporte público na capital.
A época, o próprio prefeito Furlan anunciou o aumento da frota com a chegada de novos veículos, que até hoje, seguem desconhecidos por quem depende de ônibus.
Caos nos ônibus em Macapá
Mesmo com fortes indícios de corrupção dentro da CTMac, o órgão municipal chegou a prorrogar por duas vezes o gerenciamento do transporte público em Macapá, sendo considerado pela Justiça do Amapá, irregular.
A gestão desastrosa da Prefeitura de Macapá resultou ainda em dois processos de licitações e uma chamada pública. Em meio à administração, a CTMac foi denunciada ao Ministério Público do Amapá e à Câmara de Vereadores de Macapá por supostos esquemas de corrupção e disputas pela presidência da companhia.