Os produtores rurais do Amapá poderão em breve contar com linhas de crédito específicas da Agência de Fomento do Amapá (Afap) para apoiar suas atividades. Esta é a proposta apresentada pelo deputado Júnior Favacho (MDB), presidente da Comissão de Agricultura e Abastecimento (CAB) da Assembleia Legislativa do Amapá (Alap). Ele enviou um requerimento ao Governo do Amapá solicitando a avaliação dessa iniciativa de suporte ao setor agropecuário do estado.
Intitulada “Produtor Rural Empreendedor”, a proposta visa garantir que os produtores rurais do Amapá possam obter recursos financeiros da Afap com condições vantajosas, como prazos estendidos e taxas de juros competitivas. O requerimento foi aprovado durante a reunião ordinária da CAB e encaminhado prontamente ao Governo do Amapá (GEA). Segundo Júnior Favacho, essas linhas de crédito podem alavancar o setor produtivo, especialmente para pequenos e médios agricultores.
“É fundamental reconhecer que o avanço na agricultura depende de recursos e tecnologia. Com este programa, a Afap poderá fortalecer os produtores que frequentemente enfrentam dificuldades para acessar créditos em bancos tradicionais. Assim, eles poderão investir e expandir suas operações, seja na fruticultura, piscicultura ou em outros segmentos do agronegócio. Estamos propondo e defendendo medidas para fortalecer o setor agro, gerar emprego e renda, e garantir alimento em nossas mesas”, afirmou o deputado.