Ampliação e implantação de 40 novos leitos clínicos de internação e a nova ala de parto foram iniciadas nesta semana.
Como parte das ações de reestruturação da saúde pública, o Governo do Amapá concluiu as obras do novo Cartório de Registros e Declaração de Nascido Vivo (DNV), recepção e sala de atendimentos do Hospital da Mulher Maternidade Mãe Luzia (HMMML), em Macapá.
Entre os trabalhos de requalificação e modernização dos ambientes, também estão as intervenções na nova Unidade Intensiva Neonatal (UTI), que deve entrar em funcionamento nos próximos dias. O local também ganhou cinco novos consultórios, nova ala de repouso médico e espaço destinado a taxistas.
De acordo com o secretário da Infraestrutura do Amapá, David Covre, a reestruturação trará aos usuários um ambiente seguro e acolhedor para as pessoas que gestam ou que que buscam atendimentos na maternidade. Além disso, as intervenções melhoram o espaço físico com otimização do fluxo de pessoas, tanto para os servidores quanto para os pacientes.
“É um comando direto do governador Clécio Luís que a saúde do estado seja prioridade imediata, absoluta e inegociável, nesse sentido, seguimos determinados a entregar um espaço mais acolhedor tanto para pacientes como também para os servidores”, destacou Covre.
Ainda segundo o gestor, além da reforma, o Governo do Amapá realiza a ampliação em duas alas no Hospital da Mulher. A implantação de 40 novos leitos clínicos de internação e a nova ala de parto tiveram início na segunda-feira, 22.
“É importante ressaltar que essa é uma obra que acontece em plena atividade do hospital. Assim que finalizamos uma ala os serviços serão movimentados para que possa dar prosseguimento em novos ambientes”, frisou o secretário.
Além da estrutura física, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) investiu na aquisição de equipamentos, como a compra de 10 incubadoras novas e um aparelho moderno de raio-x.
Infraestrutura na saúde
Ao final da obra o Hospital e Maternidade Mãe Luzia (HMMML) terá espaços exclusivos para os exames de triagem neonatal possibilitando ampliar a oferta dos serviços que a unidade já realiza e implantar novos, como o teste do coraçãozinho, que será ofertado pela primeira vez.
O local também contará com paisagismo, espaço para veículos, acessibilidade em geral no prédio através de rampas de acesso com piso tátil direcional entre outras estruturas. Levando em consideração as necessidades de atendimento à população.
A obra do Hospital da Mulher Mãe Luzia conta com recursos próprios do tesouro estadual do Governo do Amapá e de emenda parlamentar do senador Randolfe Rodrigues.
Hospital da Mulher Mãe Luzia
Fundado em 13 de setembro de 1953, o Hospital da Mulher Mãe Luzia é a principal maternidade do estado, especializada em atendimento de neonatologia e gravidez de alto risco.
O hospital, que conta com 889 servidores, é responsável por realizar cerca de 1,5 mil atendimentos e 500 partos por mês. Desses, 10% das mulheres que dão entrada na unidade são de municípios paraenses como Chaves, Afuá, Breves e Almeirim.
A estrutura atual conta com 195 leitos, distribuídos em enfermarias, centro pós-operatório, UTIs, ambientes de parto normal e tratamento (curetagem). O local também é a única unidade hospitalar no estado com UTI Neonatal, que atualmente possui 28 leitos e passa por reforma para ampliar para 32 o número.