‘Faturamento garantido’, diz empreendedor que trabalha há 20 anos na Festa de São Tiago

Valmir Sobral, de 38 anos, é da comunidade do Carvão, em Mazagão Velho, e conta que superou as expectativas com a venda de sorvetes.

“A todo momento preciso reabastecer os sorvete e as bebidas. Superou minhas expectativas, é faturamento garantido. Vou pagar o investimento e ainda tirar um bom lucro”, disse empolgado, Valmir Sobral, de 38 anos. O empreendedor aproveita o movimento da Festa de São Tiago, apoiada pelo Governo do Amapá.

Morador da comunidade do Carvão, em Mazagão Velho, o trabalhador atua há 20 anos na festividade e conta que a cada ano, a circulação de pessoas aumenta. O incentivo do poder público é fundamental para atrair os visitantes.

Os empreendedores capricham na variedade de serviços e produtos, que vão desde o café completo para quem participa da programação pela manhã, a comidas típicas. Quem prefere lanches rápidos, pode contar com pizza, batata frita e sorvete são os preferidos.

Além da gastronomia, outro atrativo é a feira de artesanato, com peças em madeira, fibra, tecido e cerâmica. Alguns trazem um toque de história contemporânea e identidade cultural de Mazagão. Como os produtos da artesã Maria dos Santos Rodrigues, de 40 anos.

A artista criou um jogo de dama com peças que caracterizam os mouros e cristãos, encenação que relembra a história de Mazagão. Um jeito divertido e criativo de estimular a memória das crianças e, ao mesmo tempo, ensinar a cultura local.

“O jogo de damas foi criado a partir de um projeto, a inspiração veio da história de Mazagão para fazer esse joguinho que é educacional. Também tenho outras peças de São Tiago e São Jorge que saem bastante”, detalha a artesã.

A empreendedora de artigos em artesanato, Lila Pacheco, de 60 anos, garante que o evento além de ser uma oportunidade de gerar renda extra, é um balcão de negócios para as pessoas conhecerem os produtos e fecharem vendas futuras.

“Aqui a gente vende, mas também aproveita para fechar encomendas futuras em maior quantidade e que rendem bons lucros. Empreender é isso, a gente nunca perde, daqui o que ficar, é venda certa na Expofeira”, enfatiza a empreendedora, otimista. 

Os artesãos que precisaram se deslocar de Mazagão Novo até Mazagão Velho tiveram o apoio logístico da Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete), que transportou as peças para a exposição e, ao final do evento, também fará o retorno.  

Segurança e Transporte 

A festividade, que iniciou no dia 16, encerra no domingo, 28, teve a segurança reforçada pelo Governo do Estado, que garantiu ainda o transporte intermunicipal gratuito para a população no período de 24 a 28.

Para os 13 dias de evento, a Polícia Militar enviou um efetivo de 565 policiais nas modalidades de policiamento ostensivo, motorizado e a pé na vila de Mazagão Velho. Além de agentes de inteligência aptos para atuação imediata, caso necessário.

Para o evento, em uma atuação conjunta com a PM, foi instalado um posto avançado da Polícia Civil em uma escola municipal localizada na entrada de Mazagão Velho, que funciona 24 horas.

O Corpo de Bombeiros Militar (CBM) deslocou um efetivo de aproximadamente 200 militares durante a festa de São Tiago. Os profissionais atuam na prevenção de afogamentos nas áreas de balneário, e atendimentos à saúde com o trabalho de urgência, emergência e primeiros socorros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

11 + catorze =