Em Mazagão Velho, governador Clécio Luís abre as portas do Palácio Rio Mutuacá e festeja o reencontro da fé e tradição com a comunidade

Pelo segundo ano consecutivo, o gestor transfere a sede do Governo do Amapá para o município durante a festividade de São Tiago.

Governador chegou a sede administrativa à cavalo acompanhado dos cavaleiros de São Tiago

Pelo segundo ano consecutivo, o governador do Amapá, Clécio Luis, transfere a sede do Governo do Estado de Macapá para a Vila Histórica de Mazagão Velho. A medida simbólica foi oficializada no sábado, 20, em cerimônia no Palácio Rio Mutuacá, que a partir de agora deve reunir as principais decisões e atos do executivo estadual até fim da festividade de São Tiago, no dia 28 de julho.

“É um gesto simbólico, mas muito importante para mim, para a população local e para nossa gestão, reforçando nossa política de governar para o estado todo e não de forma concentrada, pois não podemos esquecer de nenhum município. Daqui, ano passado, nós tomamos decisões importantes para Mazagão e para o Amapá inteiro. Este ano, temos muitas reuniões marcadas e documentos importantes que vamos assinar, além de manter a presença do governo aqui, com todos os secretários”, destacou o governador Clécio Luís.

À cavalo, o governador percorreu as ruas da cidade acompanhado de lideranças municipais e estaduais. Ao fim do trajeto, que iniciou na entrada do município, o gestor abriu as portas do prédio e celebrou junto com a comunidade ao som da música “São Tiago me chamou”, da artista local Verônica dos Tambores, e da dança do Vominê, manifestação característica do festejo cultural.

O Palácio Rio Mutuacá foi construído para valorizar e potencializar os atrativos locais e regionais, além de incentivar a participação dos moradores nas ações de governo. Com toda a comitiva governamental reunida, tal como em Macapá, Mazagão Velho será a capital do estado durante sete dias e a principal rota de integração entre os municípios.

Quem nasceu e cresceu na cidade vê a decisão como histórica e símbolo da valorização de um povo ancestral, como é o caso de João Marcos Videira, de 31 anos, que representará a figura do cavaleiro Atalaia durante a encenação da batalha de Mouros e Cristão no dia 25 de junho.

“Essa mudança do Palácio, da capital para cá, é muito importante, porque a gente vai trabalhar lado a lado com o Governo do Estado e deixa a gente mais próximo para resolver os problemas, além de debater sobre a Festa de São Tiago, que sabemos que é grandiosa, com uma programação muito extensa e que atraí visitantes do mundo todo”, destacou Videira.

Do Setentrião ao Rio Mutuacá 

Cinco dias após a visita das imagens de São Tiago e São Jorge ao Palácio do Setentrião, a fé e tradição se reencontram no Palácio Rio Mutuacá, assim como o governador Clécio Luís e a comitiva da festa que celebra os santos. Em Macapá, o gestor abriu as portas do gabinete para a comunidade e o gesto se repetiu em Mazagão Velho.

“Pela primeira vez, no traslado da Festa de São Tiago, nós tivemos o privilégio de ser convidados a fazer uma foto e visitar o gabinete do governador. Então, pra gente foi um momento muito satisfatório. Todo mundo agradeceu muito, ficou muito feliz. E hoje, nós temos o privilégio de estar no gabinete em Mazagão Velho”, contou o intérprete de São Tiago na festividade deste ano, Denilson Pimentel. 

Na primeira cerimônia na nova sede, o governador Clécio Luís, ao lado da primeira-dama Priscila Flores, entregou medalhas para os participantes que concluíram o passeio ciclístico de São Tiago,promovido pela Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel) para incentivar o bem-estar e o ecoturismo.

Durante a semana, o Palácio em Mazagão Velho recebe eventos importantes, como a abertura do Encontro Estadual de Gestores de Igualdade Racial, a assinatura do decreto de medidas preventivas de combate a incêndios, estiagens e desmatamentos, bem como a realização de entregas e lançamento de projetos que incentivam a agricultura familiar local.

Festa de São Tiago

Marcada pela mistura de celebrações religiosas, cavalhadas e teatro a céu aberto, a programação é realizada pela comunidade, por meio do Instituto Cultural da Festa de São Tiago, com apoio do Governo do Estado e da Prefeitura de Mazagão, atraindo milhares de visitantes para celebrar os santos e a cultura popular.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 + 20 =